10 dicas para reduzir a ansiedade

por | 16, nov 2020 | Saúde | 0 Comentários

O número de pessoas que sofre com um quadro ansioso é muito alto em todo o mundo, por isso cada vez mais se busca por formas de reduzir a ansiedade.

Justamente pensando nisso, resolvemos trazer aqui algumas das dicas mais importantes que irão ajudar a você, que sofre com a ansiedade, a diminuir os sintomas e a ter uma melhor qualidade de vida.

Acompanhe!

Dica 1: Pare para respirar

A primeira dica é algo muito simples e que, infelizmente, fazemos de forma inconsciente na maior parte das vezes: a respiração.

Quando estiver ansioso, respire de forma consciente: inspire, enchendo os pulmões de ar, e conte até quatro, depois segure a respiração contando até quatro novamente, e solte o ar devagar, também em quatro tempos.

Fazer esse exercício dez vezes irá permitir a você sentir-se bem mais tranquilo.

Dica 2: Faça uma lista

A próxima dica para reduzir a ansiedade é fazer uma lista, pois isso ajuda a evitar ficar com a sua cabeça cheia de pensamentos sobre tarefas a fazer, o que o leva a ficar ansioso.

Fazer uma lista é bastante simples e há diversos aplicativos, inclusive, que permitem fazer listas e ir eliminando o que já foi feito, além também, é claro, do tradicional caneta e papel.

Dica 3: Organize bem o seu dia antes de começar

Aquelas pessoas que organizam bem o dia antes mesmo de começar conseguem reduzir a ansiedade e sofrer menos com os sintomas desse transtorno.

Defina a que horas irá acordar, o que irá vestir, o que irá comer em cada refeição (café da manhã, almoço, jantar, lanches, etc.), contabilize o tempo até o trabalho ou faculdade, tudo o que irá precisar fazer de tarefas diárias, etc.

Para isso, você deve seguir o passo anterior e criar uma lista das coisas mais importantes que irá precisar fazer no dia seguinte, organizando cada tópico para garantir que irá evitar esquecer qualquer coisa e perder tempo com certos afazeres.

Dica 4: Ouça música para relaxar

Ouvir música é uma ótima forma de relaxar e acalmar seu espírito, ainda mais ouvindo canções que ajudem no relaxamento e ajudem no aumento da sua vibração.

Músicas tranquilas e relaxantes, ao invés daquelas ruidosas e estridentes, são ideais para ajudar a reduzir a ansiedade em momentos de crise.

Dica 5: Alimente-se bem de forma saudável

Muitas pessoas ainda não sabem, mas alimentar-se bem, de maneira saudável, é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade.

Comer alimentos ricos em açúcar, sal, gordura e substâncias químicas prejudiciais ao organismo apenas faz com que, no médio e longo prazo, você fique mais ansioso.

Por isso, busque por uma alimentação equilibrada e mais natural possível, isso irá ajudar a melhorar sua saúde em geral, incluindo a saúde mental.

Dica 6: Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é extremamente importante para garantir que você terá mais saúde e, além disso, irá reduzir a ansiedade.

A prática de atividades físicas ajuda a liberar neurotransmissores, como a dopamina e a endorfina, que ajudam e melhorar o humor e a sensação de bem-estar, combatendo assim o quadro ansioso.

E vale a pena fazer qualquer exercício: musculação, caminhada, corrida, natação, yoga, crossfit, jogar futebol, dançar, etc.

Dica 7: Pense de forma positiva

O pensamento afeta diretamente a sua vida, por isso que pensar positivo e ter uma atitude tranquila ajuda a reduzir a ansiedade.

Quando você deixa um pensamento ruim tomar conta do seu dia, então acaba perdendo todo o dia com sensações ruins de que algo irá acontecer, vivendo então da preocupação.

Crie mantras diários para manter a positividade, como “está tudo certo”, “vai dar tudo certo”, “está tudo bem”, “eu estou tranquilo/eu estou calmo”, etc.

Dica 8: Pratique meditação

A meditação é um ótimo exercício para quem deseja reduzir a ansiedade, mas infelizmente ainda há milhões de pessoas que sofrem com esse problema e que não colocam em prática essa dica.

Troque as longas horas nas redes sociais por alguns minutos de meditação e veja como isso irá mudar, e muito, o seu dia, permitindo ao seu cérebro estar em uma vibração mais baixa e menos ativo pela quantidade enorme de informações.

De 5 a 10 minutos diários de meditação são mais do que suficientes para mudar seu estado de espírito.

Dica 9: Aprenda a agradecer e a aceitar

Quantas vezes você não ficou tão obcecado com algo que não poderia mudar que acabou entrando em um estado de ansiedade enorme?

Por isso que é importante aprender a agradecer e a aceitar, o que irá lhe trazer uma paz de espírito muito maior e irá lhe deixar menos ansioso.

Um bom exercício para colocar isso em prática é, pela manhã, escrever três gratidões do seu dia, e à noite escrever o que foi a melhor coisa do dia para você e agradecer por ela.

E também pensar naquela situação que não saiu como o esperado e aceitá-la, pois você fez o seu melhor e o que podia naquele momento.

Dica 10: Desperte!

A última dica para reduzir a ansiedade é: desperte!

Antes que você possa pensar em mudar algo é preciso conhecer o que necessitar ser mudado.

Por isso que o autoconhecimento, que ajudará você a despertar, é tão importante e a base de tudo.

O que lhe deixa ansioso? É uma situação específica ou uma pessoa? É o trabalho, a família ou questões financeiras?

Pensar nisso tudo irá lhe permitir conhecer-se melhor, o que irá ajudá-lo a despertar para mudar!

Conclusão

Como você viu, para reduzir a ansiedade há algumas dicas incríveis que devem ser seguidas diariamente para reverter o quadro pouco a pouco.

Neste texto, mostramos a você quais são essas dicas e, para obter o resultado esperado, coloque-as em prática hoje mesmo.

Gostou do artigo de hoje sobre as 10 dicas para reduzir a ansiedade

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

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