3 dicas para melhorar sua autoestima

por | 7, ago 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Autoestima é definida como o valor dado a cada pessoa por si mesma a partir das suas emoções, crenças ou comportamentos e pode ser uma avaliação positiva (alta autoestima) ou negativa (baixa autoestima).

Essa classificação está diretamente ligada ao bem-estar físico e mental do indivíduo, uma vez que a auto aceitação reflete na vida da pessoa.

Nessa lógica, a imagem e a opinião que cada um tem de si mesmo é constituída por experiências pessoais, que serão responsáveis por influenciar suas atitudes atuais e, ainda, definir as futuras.

Desse modo, pessoas com boa autoimagem relacionam-se melhor, enfrentam as situações da vida de maneira mais leve e costumam possuir mais empatia também.

Se você procura por maneiras de melhorar sua autoestima, leia até o final do texto.

Quais são os pilares da autoestima?

Os quatro principais pilares da autoestima de acordo com a abordagem psicoterapêutica são:

  • Auto aceitação

Relacionado a aceitar quem você é, não quem gostaria de ser.

Isso é válido em relação a tudo, principalmente, a aparência que é o que a maioria das pessoas deseja mudar (“melhorar”, segundo a percepção das mesmas).

Na atualidade, o padrão de beleza é inalcançado, mesmo quem você considere alguém perfeito, também quer melhorar alguma coisa.

Sendo assim, aprenda a respeitar e amar a cada uma das suas características, sinta-se em casa dentro do seu próprio corpo, você é único, então seja positivo sobre você mesmo.

  • Autoconfiança

Diz respeito a desenvolver uma postura positiva sobre suas capacidades, além de acreditar nas mesmas ainda que seja colocada em prova.

Por exemplo, não é porque você foi demitido do seu serviço que você é um incompetente ou seu trabalho não é bom, às vezes a empresa precisava apenas diminuir os gastos.

  • Competência social

Esse âmbito é sobre a capacidade de relacionar-se com outras pessoas, ser flexível, saber contornar momentos difíceis e superar crises.

Assim, esse pilar é mais associado a estima profissional.

  • Rede social

A rede social está ligada a quantidade de relacionamentos positivos e satisfatórios que você mantém em sua vida.

Isso inclui relações afetivas amorosas, como o casamento ou namoro, familiar e amigáveis.

A autoestima precisa estar firme nesse pilar, uma vez que o convívio com outras pessoas que desejam o seu bem pode te fortalecer internamente.

Às vezes a sua autoimagem pode estar afetada por algum motivo e essa pessoa pode te ajudar a lembrar quem você é, quais são seus sonhos e onde quer chegar.

Como efetivamente melhorar minha autoestima?

Os pilares apresentados acima possuem uma dimensão intrapessoal (auto aceitação e autoconfiança) e outra dimensão interpessoal (competência e rede social). 

Então, atente-se as três principais dicas que você pode assumir melhorar sua autoestima:

  1. Não se culpe se as coisas fugirem do seu controle 

Às vezes o que você planejou não funciona, mas se você não tentar nunca vai conseguir. Seja gentil e compreensivo consigo nas derrotas também.

  1. Nunca se compare aos outros 

A vida não é e nem precisa ser uma competição, você não precisa ser o melhor que as outras pessoas.

  1. Não generalize suas experiências

Não é porque alguma coisa deu errado no passado que ela está fadada a nunca dar certo. O que aconteceu uma vez não necessariamente vai acontecer de novo.

Conclusão

Assim, para aumentar sua autoestima, você precisa levar em consideração o seu amor-próprio e também aprender a compreender as emoções das pessoas.

Desse modo, você trabalha com a aceitação de quem você é, do seu corpo, começa a amar seus gostos e peculiaridades, além disso passa a se relacionar melhor com as pessoas ao seu redor e cultiva ser relacionamentos.

Isso não vai ser de uma hora para outra, alcançar a alta autoestima é um caminho longo, mas que vale a pena.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.