3 dicas para se livrar da mágoa

por | 21, jul 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Não precisa de muito para conseguir identificar quando você se ressente de alguém. A mágoa, apesar de ruim, é um sentimento bem comum para os humanos, todos a conhecem, porém, poucas pessoas sabem como se livrar da mágoa.

A maioria de nós, possui a capacidade de culpar os outros pela nossa mágoa, isso acontece pois, inconscientemente, os seres humanos buscam uma maneira de responsabilizar o outro para que não tenha que lidar com as suas próprias questões.

Por exemplo, lembre-se da última vez em que você se decepcionou com alguém, isso ocorreu porque, provavelmente, você tinha altas expectativas sobre essa pessoa e quando ela não correspondeu, você desenvolveu uma mágoa.

A maior parte dos desentendimentos provém do mesmo princípio: esperar demais. 

Entenda que é saudável sentir todos os sentimentos, você precisa sim lidar com todos eles, o que você não pode é se apegar a mágoa porque ela afeta negativamente toda a sua vida.

Sendo assim, continue lendo o texto para aprender algumas dicas para se livrar da mágoa

1ª dica: reconhecer e perdoar a pessoa que te magoou

O primeiro passo para conseguir se livrar da mágoa é não minimizar o que você está sentindo.

Se você sofreu alguma injustiça, isso é real e não deve ser tratado como se não nada tivesse acontecido.

Descrever o que e como aconteceu pode te ajudar a encontrar clareza para os seus sentimentos. Pode ser em um diário, bloco de notas do seu celular ou até em uma carta que você não vai enviar.

Esse ato é benéfico tanto para te aliviar quanto para “enfrentar” a memória responsável por desenvolver esse sentimento tão ruim. 

Depois que você reconhecer a fundo o que te magoou, você está pronto para o próximo passo: perdoar. 

Agora você, provavelmente, já compreende a complexidade dos seus sentimentos e entende a necessidade de deixar a mágoa ir.

Nem todo mundo sabe, mas o perdão, na verdade, é mais um presente para você mesmo do que para a outra pessoa, porque em situação de mágoa, você está cheio de sentimentos ruins, o perdão verdadeiro “limpa” todo o seu interior e tem o poder de te deixar mais leve.

Perdoar não significa esquecer, você tem o direito de perdoar e decidir não manter mais a pessoa na sua vida.

2ª dica: auto avaliação

É muito fácil apontar os erros dos outros sem enxergar sua própria parcela de culpa. Muitas vezes, as pessoas estão cegas em relação as suas falhas cometidas e não aceitam o diálogo.

Vale ressaltar que o diálogo é ideal para qualquer relação, caso incomode um dos dois, a conversa vai ter que existir mesmo que o outro não concorde.

Isso para qualquer tipo de relacionamento (familiar, amoroso, entre amigos) funcionar.  

Nesse panorama, identificar o que há de errado para tentar corrigir o próprio comportamento é um bom exercício para se livrar da mágoa.

Porque, às vezes, você pode sentir que todas as pessoas da sua vida falham no mesmo quesito e isso significa que, talvez, o problema não esteja com elas, mas com você. 

Assim sendo, é útil tentar lembrar de outras ocasiões em que tal comportamento gerou mal-estar, a auto avaliação pode te ajudar a melhorar como pessoa.

3ª dica: decida não viver de mágoa

Apesar de muitas pessoas não praticarem, o ser humano possui a habilidade de poder decidir como reagir a uma ofensa.

Esse não é um estágio fácil de ser alcançado, mas é possível.

Nesse sentido, magoar-se ou não é uma decisão sua que vai demandar todo o autocontrole que existe dentro de você, mas é passível de ser controlado com muito treino. 

Portanto, escolha não sentir mágoa, dissipe todo o sentimento ruim que se forma no seu peito antes que ele se instale totalmente e te deixe fraco.

Conclusão

Assim, o caminho para se livrar da mágoa é longo, mas seguindo as dicas acima você pode encontrar uma direção.

Identifique o problema, reconheça sua parcela de culpa em todas as situações, perdoe o que puder ser perdoado, esqueça o que não puder e siga seu caminho em paz consigo mesmo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *