3 técnicas para ajudar na gestão da ansiedade

por | 28, nov 2020 | Saúde | 0 Comentários

A ansiedade é algo normal do ser humano, que pode senti-la antes de situações que trazem grande inquietação, como uma apresentação importante, por exemplo.

Entretanto, quando a ansiedade passa de algo normal para algo patológico, ela torna-se então maléfica e precisa ser controlada, para evitar que influencie negativamente na qualidade de vida de uma pessoa.

Pensando nisso, trouxemos aqui esse artigo que irá mostrar três técnicas que irão te ajudar na gestão da ansiedade, permitindo a você controlá-la da melhor forma.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Exercício de respiração

A primeira técnica é um exercício de respiração, que você pode começar a colocar em prática agora mesmo, se assim o desejar.

Essa técnica é chamada de respirar em quatro segundos. Mas como ela é na prática?

É muito simples, nessa técnica você irá, em todas as partes de uma respiração, fazer cada uma delas em quatro segundos.

Isso significa que você deverá inspirar por quatro segundos, manter o ar em seus pulmões por quatro segundos e depois expirar em quatro segundos, e depois aguardar mais quatro segundos antes de inspirar novamente.

A ideia é que você possa fazer esse ciclo de 10 a 15 vezes durante o dia ou sempre que perceber que está ansioso.

Esse exercício manda um sinal de tranquilidade para o seu cérebro, mesmo que não esteja, o que irá ajudar você a se acalmar.

Saber que muito do que você pensa em apenas ilusão

Nossa mente está constantemente ativa e nós acabamos por pensar em muitas coisas ao longo do dia, muitas delas, infelizmente, negativas.

Sendo assim, quem é ansioso tende não só a pensar mais em coisas negativas, mas também em se apegar ainda mais sobre elas.

Entretanto, para que você tenha uma ideia, 93% das coisas que você pensa mal que vai acontecer na sua vida diariamente nunca irão acontecer de verdade.

Muito do que a gente pensa durante toda a nossa vida nada mais é do que uma ilusão do futuro, ou seja, é apenas a nossa mente imaginando ou fantasiando certas coisas.

Sabendo disso, você pode até mesmo conversar consigo mesmo para mostrar à sua mente que aquilo de mal que está sendo pensado nada mais é do que uma ilusão.

Essa técnica, por si só, ajuda muito a acalmar e é excelente na gestão da ansiedade, por isso deve ser colocada em prática diariamente.

Mantenha-se presente

Muito do que leva uma pessoa a sofrer com a ansiedade é o medo do futuro, é o pesar pelo passado e o pouco que se vive no presente.

Quando você está presente no momento, então você consegue viver melhor e ser mais feliz, pois está aproveitando bem a sua vida.

Meditar é uma técnica importantíssima para que você possa manter-se presente, mas apesar de ser a melhor, não é a única.

Há ainda outras formas de manter-se presente, como praticar exercícios físicos, por exemplo, ou mesmo encontrar um hobby que tome 100% da sua atenção para o momento presente.

Assim, você vai pensar menos no que poderia ter sido e menos no que poderá ocorrer no futuro, e poderá ser muito mais feliz e ter maior controle da ansiedade.

Conclusão

Como você viu, a ansiedade é algo que afeta muito a vida das pessoas que não é manejada da forma certa, afetando a qualidade de vida de quem sofre com esse transtorno.

Neste texto, mostramos a você algumas das mais importantes técnicas que podem lhe ajudar a manejar a ansiedade, evitando que ela tome conta da sua mente. 

Gostou do artigo de hoje sobre três técnicas para ajudar na gestão da ansiedade? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

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