A grande verdade sobre o mindset financeiro

por | 10, jul 2020 | Dinheiro | 0 Comentários

Você tem dificuldades para controlar suas finanças? Já realizou pesquisas e estudos sobre o assunto? Se sim, provavelmente você já ouviu falar em mindset financeiro, mas sabe do que se trata?

Mindset é uma palavra de origem inglesa e tem por significado mentalidade. Portanto, mindset financeiro seria o nosso modo de pensar sobre as finanças.

Trata-se da maneira como enxergamos o dinheiro em nossas vidas. Como o vemos: é algo ruim, prejudicial ou desonesto, ou é algo bom?

Com o intuito de trazer mais informações sobre mindset financeiro, decidi por escrever este artigo para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura até o final.

Como ter mais estabilidade em minhas finanças?

Entenda o funcionamento do cérebro

Nosso cérebro tem a incrível capacidade de armazenar informações por nós consideradas como verdade absoluta, passando a trata-la como uma decisão unânime, sem fazer questionamentos sobre sua realidade e racionalidade.

Essa capacidade nos livra de preocupações excessivas com coisas pequenas, como a escolha de uma roupa, cardápio, objeto, etc. 

Esses padrões ficam gravados em nossa mente e, quando nos deparamos com situações semelhantes, a resposta é fornecida prontamente pelo nosso cérebro, sem termos tempo de refletir sobre ela.

Com relação ao dinheiro, quando armazenamos crenças negativas no decorrer da vida, possivelmente passamos a concordar com certos conceitos, como os que estão listados a seguir:

  • O dinheiro dos ricos é sujo
  • Quem nasce pobre morre pobre
  • Ninguém enriquece de forma justa e honesta

E por acreditar nessas ou em outras afirmações é que muitas pessoas têm dificuldades em lidar com suas finanças, tendo plena convicção de que ganhar dinheiro é ruim.

Existem muitos casos de pessoas que enriqueceram de uma hora para outra e tão rápido quanto o dinheiro veio ele foi embora, deixando a pessoa na mesma situação de antes ou até mesmo em condições piores do que antes.

Isso acontece pois o mindset destas pessoas está programado para retornar à situação de antes do enriquecimento.

Por outro lado, pessoas ricas, com crenças positivas em relação às finanças, costumam se concentrar em formas de elevar sua riqueza por meio de projetos inovadores ou recursos inexplorados, buscando grandes resultados em curto espaço de tempo.

Diferenças de crenças

A principal diferença de mindset entre ricos e pobres é que, os ricos não se deixam abalar por problemas ou possíveis falhas e quebras, enquanto muitas pessoas pobres fogem de problemas ou de situações que julgam difíceis ou arriscadas.

Donos de empresas ou milionários que perdem tudo ou vão à falência de uma hora para outra tendem a enriquecer novamente pois, seu pensamento está voltado para esta direção.

É importante compreender que quando sua mentalidade está voltada para a riqueza, mesmo com a perda de todos os bens, o destino sempre irá nos garantir novas riquezas.

Quando fazemos o contrário, quando nos focamos no fracasso, mesmo que consigamos muito dinheiro, permaneceremos pobres.

Como desenvolver uma mente milionária?

O primeiro passo para converter sua mente para a direção da riqueza, é analisar quais são suas crenças. Caso sejam negativas em relação às finanças, procure muda-las.

Veja em quais dos modelos mentais você se situa: riqueza x pobreza e, caso necessário, reprograme e procure sempre buscar novas informações. Lembre-se que sempre teremos algo novo a aprender.

Se imagine ao lado de pessoas bem-sucedidas e aproveite para pensar e agir como elas. Remodele os padrões de seu cérebro.

Conclusão

Neste artigo você pôde conferir como podemos fazer para reprogramar nossos pensamentos e passar a conquistar riquezas.

Se esvazie de tudo que é negativo em relação às finanças e comece a pensar no dinheiro como algo bom, que é seu por direito e que você pode ter e comece a enxergar o sucesso como algo que você conseguirá de maneira honesta.

Concentre-se na resolução dos problemas e evite fugir deles. Em situações de crise, busque formas alternativas de manter seus negócios sem que fiquem dependentes de um único ramo.

Gostou do nosso artigo sobre mindset financeiro?

Deixe-nos um comentário abaixo. Assim, em caso de dúvidas, poderemos te ajudar fornecendo mais informações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.