A importância de se fazer Networking

por | 12, jul 2020 | Networking | 0 Comentários

Muito se fala em networking nos dias atuais. Mas você sabe o que essa palavra quer dizer?

Networking nada mais é do que uma rede de contatos. E não é apenas no âmbito empresarial, apesar de ser o mais comum. É possível também falarmos em rede de contatos em nossa vida pessoal.

E neste artigo, você saberá todas as informações principais sobre o que é e como fazer networking. Então, se deseja obter mais detalhes sobre redes de contatos, continue a leitura até o final!

O que é networking?

Como já mencionamos, a principal definição de networking é rede de contatos, mas na verdade, o conceito pode ir além deste significado.

Podemos dizer que é uma maneira de cultivarmos relações profissionais em diferentes tipos de ambientes e utiliza-las para um fim específico: estreitar negociações, fortalecer amizades ou aproveitar oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.

No entanto, muitas pessoas acreditam que esse tipo de relação é baseado na falsidade, pois é criado com um certo interesse por parte de alguém. Mas outras pensam ser natural nos dias de hoje.

O importante é compreender que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa, seja no meio empresarial ou pessoal e a troca de experiências que podem ocorrer com a rede de contatos, beneficiam a todos os envolvidos.

O networking para carreira e negócios

Em praticamente todos os momentos de nossa vida, nos aproximamos de pessoas diferentes, mas o networking não é apenas uma forma de interação social.

Veja a seguir, como essa grande ferramenta pode contribuir para sua carreira e negócios.

Carreira

Se você deseja progredir em sua carreira, deve manter uma sólida rede de contatos. Isso poderá te ajudar na obtenção de conhecimento para que os objetivos de sua vida profissional sejam alcançados.

No entanto, é importante ressaltar que networking não é uma relação egoísta, onde somente você sai lucrando. Deve haver troca de informações e experiências, e não acredite que terá êxito se pensar em sempre sair ganhando.

Mantenha sempre um bom relacionamento com as pessoas, não guarde seu conhecimento apenas para você, compartilhe, crie vínculos com as pessoas e veja sua carreira decolar!

Negócios

O networking é fundamental também para aqueles que desejam empreender. Criar uma rede de contatos com outras pessoas que tenham interesses em comum é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Quando criamos vínculo com a comunidade e compartilhamos informações sobre nosso negócio por meio de postagens em blogs ou redes sociais, fazemos com que nosso negócio seja lembrado em caso de necessidade.

Muitos prestadores de serviço ou promotores de eventos têm seus serviços solicitados graças à divulgação das pessoas.

Mas para que haja divulgação, você deve fazer um trabalho de qualidade e ser cordial, atencioso e prestativo com quem o contratou, caso contrário, poderá ter o resultado oposto.

Pense como está sendo seu relacionamento com sua rede e busque oportunidades que farão com que as pessoas lembrem de você e façam boas recomendações.

Fazendo um networking de qualidade

Para que você consiga ser bem-qualificado no mercado, é preciso seguir alguns passos, veja abaixo:

  • Seja útil: ajude a quem precisa de forma verdadeira e sem interesses. Isso ajudará muito em suas divulgações
  • Apareça: use as redes sociais para fazer postagens sobre seu negócio e publique conteúdos relevantes, que irão acrescentar algo na vida dos leitores
  • Se relacione com pessoas que tenham interesses em comum: Veja em sua rede de contatos quais amigos, familiares, colegas de trabalho, etc., poderão te ajudar neste sentido e procure estreitar os laços com aqueles que você tem ou não afinidade
  • Seja sincero e criativo: você só consegue obter destaque quando é autêntico, quando faz algo diferente do que as outras pessoas fazem

Conclusão

Como você pôde ver neste artigo, o networking é fundamental para quem deseja começar ou ampliar um negócio ou quer que sua carreira seja alavancada.

Gostou de nosso artigo sobre networking?

Deixe sua opinião em nossa seção de comentários. Queremos muito saber se manter um vínculo com sua rede de contatos está trazendo frutos para sua vida profissional.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.