O desenvolvimento pessoal é fundamental para alcançar o sucesso.
Independentemente de qual seja o seu objetivo ou sua meta, você só poderá realiza-la se estiver disposto a trabalhar na mudança que quer ver em você mesmo.
Nesse sentido, todo mundo tem algum tipo de sonho ou almeja ter alguma coisa a mais do que já possui hoje, seja um bem material, como uma casa própria ou um carro, ou até mesmo um cargo melhor ou um corpo mais bonito.
É preciso sempre pensar sobre o motivo pelo qual você não completa alguma realização, normalmente, o problema está mais relacionado com o SER do que com o TER.
Nesse cenário, há dois verbos simples e que podem fazer muita diferença na sua vida, enquanto você considerar que não ter alguma coisa é o maior problema, será mais difícil realizar seus sonhos.
Geralmente, com o desenvolvimento pessoal, você toma mais consciência sobre as habilidades, comportamentos e tudo o mais que é preciso adquirir ou alterar para então chegar onde tanto deseja.
Dessa forma, ele, basicamente, trata-se de uma forma de encontrar o seu potencial máximo como indivíduo.
Para isso é preciso muito autoconhecimento, planejamento e uma definição de metas, é um processo demorado e que exige bastante dedicação.
Continue lendo o artigo para entender melhor sobre o assunto.
O que é desenvolvimento pessoal?
“Seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois o sucesso é algo que você atrai pela pessoa em que se torna” – Jim Rohn
Essa frase dita por Jim Rohn, apesar de autoexplicativa, é, talvez, a que melhor elucida sobre a essência do desenvolvimento pessoal.
Pois, a sua definição diz respeito a um método de potencialização de habilidades e competências com o objetivo e criar condições favoráveis para uma vida bem-sucedida e com diversas realizações.
Além disso, o livro A manager’s guide to self-development afirma que ao investir na aplicação da prática, há uma grande possibilidade de avançar na carreira e melhorar a performance como profissional.
Isso acontece, porque é comum do ser humano ser repleto de inseguranças e, também, sofrer diversas pressões no ambiente de trabalho.
Quando você conhece a si mesmo, sabe bem sobre suas qualidades e defeitos, e, principalmente, sobre o que pode ser melhorado.
Nesse parâmetro, dentro do seu emprego, essa capacidade é bem valorizada, uma vez que pode te impulsionar a ser o melhor profissional possível.
No entanto, o desenvolvimento pessoal pode ser usado em outras áreas da sua vida também, já que é focado em aumentar a capacidade e disposição para tomar o controle e ser responsável.
Você passa a enxergar, de forma ampla, tudo ao seu redor, o que contribui para aumentar exponencialmente sua qualidade de vida.
Sendo assim, um dos motivos para investir nesse processo é porque ele permite uma mentalidade mais positiva, ou seja, a adoção de uma postura mais positiva em relação as situações da vida.
O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento pessoal?
- Defina seus objetivos: seja para um ganho material ou para uma melhora em você mesmo, você precisa saber pelo o que está lutando.
- Aproxime-se de pessoas com o mesmo foco que o seu: a conexão com pessoas que estejam na mesma sintonia, ajuda a manter o foco e ainda garante ser rodeado por energias positivas.
- Seja focado: se você tem um objetivo, primeiramente, acredite que ele é possível e depois lute por ele.
- Faça autoquestionamentos diariamente: essa prática é ótima para adquirir autoconhecimento, porque permite que você controle sua atitude diante da vida.
- Seja grato: tente não se concentrar apenas no que deu errado, busque agradecer por toda e qualquer conquista, seja do tamanho que for, com o tempo você vai chegar lá.
Conclusão
Portanto, a importância do desenvolvimento pessoal é ajudar o indivíduo a identificar seus pensamentos limitantes e, assim, evoluir como pessoa e, também, melhorar no trabalho.
0 comentários