A influência do ambiente sobre as pessoas

por | 22, jul 2020 | Networking | 0 Comentários

O ambiente em que nós estamos inseridos afeta diretamente quem somos. 

Por isso é importante se atentar as características das pessoas que nos cercam, uma vez que isso influencia a maneira que nos comportamos e constrói nossa personalidade.

Sabendo disso, é possível notar que do mesmo modo que algumas pessoas são impulsionadoras outras só servem para te estagnar. Toda e cada pessoa presente na sua vida talvez tenha uma parcela de responsabilidade no seu futuro.

Obviamente, se você permitir. Caso queira saber mais sobre esse assunto leia até o final do artigo.

O convívio não saudável com familiares e amigos 

Os humanos são seres sociais, ou seja, têm necessidade de manter contato com outras pessoas, seja por vínculo familiar ou convívio com amigos.

É uma característica comum da nossa espécie, somos dependentes de possuir uma vida em grupo, é como se não funcionássemos sozinhos.

E tudo bem, isso não é um problema. O problema começa quando as pessoas que nos cercam têm a capacidade de afetar negativamente, mesmo sem querer, nossa vida.

Se engana quem acha que isso não existe, que os seus familiares e amigos não podem te fazer mal. O seu ciclo social relaciona-se com a concretização dos seus sonhos.

Com certeza você conhece a frase “Você é média das cinco pessoas com quem mais convive” e ela não poderia ser mais verdadeira.

A vida é feita de relações e preciso criar uma rede (ou várias) de relacionamentos saudáveis em todo o ambiente que você frequenta, na família, no trabalho, nos espaços de lazer, entre outros.

Isso é importante, porque são nessas redes que você busca apoio, solução para os problemas e cura das dores. 

Caso essas pessoas não estejam alinhadas com o mesmo propósito que o seu não tem motivo para mantê-las perto.

Não é que você deva cortar completamente essas pessoas da sua vida, deve apenas gerenciar seu tempo com elas e receber conselhos de quem está na mesma sintonia que você.

O afastamento necessário de pessoas negativas

Você já reparou para pensar em como um ambiente cheio de pessoas negativas parece ficar mais pesado?

É ruim até manter o foco em lugares assim, isso acontece porque pessoas negativas tendem a entrar em um círculo vicioso, pois não conseguem muita coisa na vida, logo acabam culpando os outros pelas próprias derrotas.

Essa energia negativa que elas exalam é contagiante e totalmente paralisante, porque inibe inclusive outras pessoas ao seu redor de sequer dar conselhos, uma que vez que os mesmos se recusam qualquer tipo de aconselhamento.

Por outro lado, conviver com pessoas alto estral, de bem com a vida, cheias de sucesso pessoal e profissional, que venceram doenças, superaram traumas e construíram famílias bem estruturadas apesar de todas as adversidades é absolutamente contagiante também.

Mantenha contato com esse tipo de pessoa, converse, procure, seja aconselhado, aconselhe, ouça bem o que ela diz, veja como ela conseguiu e siga seus passos.

Não esqueça do poder do ambiente em influenciar sua vida. Tudo o que você quer para o seu futuro está relacionado com as relações que você tem no seu dia a dia. 

Conclusão

Evidencia-se, portanto, que você tem o poder de controlar quem você se torna, não apenas pelo seu próprio desenvolvimento pessoal, mas também ao escolher com quem você convive.

Leve sempre em consideração que o ser humano tem mecanismos neurobiológicos especialmente criados para aprender por meio da imitação. Logo, essa simples atitude de se cercar de pessoas melhores possibilitará um salto de qualidade e será suficiente para criar um ambiente saudável.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.