A pirâmide de Maslow explica as necessidades humanas hierarquicamente e é uma ótima ferramenta nos campos da gestão de recursos humanos, marketing e vendas.
Essas necessidades humanas, que são os cinco níveis da pirâmide, estão classificadas em: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de realização pessoal.
A teoria foi criada e desenvolvida por Abraham Harold Maslow, um psicólogo norte-americano, inspirado pelas correntes da psicanálise, de Gestalt e humanista.
Se você deseja compreender e aplicar esse conceito, continue a leitura do artigo.
O que é a pirâmide de Maslow?
A hierarquia das necessidades de Maslow ou, como mais conhecida, a pirâmide de Maslow é uma teoria que objetiva organizar as prioridades humanas, das mais básicas às mais complexas.
As necessidades mais básicas (base da pirâmide) relacionam-se a vida, são as necessárias para a sobrevivência.
Enquanto as necessidades mais abstratas relacionam-se ao espírito, são a satisfação pessoal ou profissional e estão localizadas no topo da pirâmide.
Segundo seu criador, a lógica por trás dos fundamentos da pirâmide de Maslow é que os seres humanos vivem para satisfazer determinadas necessidades e é esse desejo que motiva os indivíduos.
Nesse sentido, é preciso compreender a pirâmide como um “passo a passo” para a realização plena, cada nível funciona como um degrau até o ápice, ou seja, a máxima felicidade.
Para chegar ao topo, os indivíduos precisam satisfazer completamente cada nível antes de passar para o próximo, é uma subida gradual de acordo com os objetivos alcançados.
A hierarquia
A pirâmide de Maslow é organizada de maneira funcional e didática, cada camada precisa ser saciada, hierarquicamente, de baixo para cima.
1- Necessidades fisiológicas
De forma simplificada, esse nicho trata das urgências para manter o corpo saudável, a mente funcionando e garantir sobrevivência. Como, por exemplo:
- Respiração
- Fome e sede
- Sono
- Processos homeostáticos (temperatura corporal, absorção de nutrientes, níveis hormonais, entre outros)
- Abrigo
Uma vez que esse nível de necessidades fisiológicas não é totalmente saciado, o indivíduo não se preocupa com as suas próximas prioridades.
2- Necessidades de segurança
A segurança desse nível da pirâmide de Maslow é muito mais do que apenas a disponibilidade de abrigo, diz respeito a formas mais complexas, como no emprego, na saúde, na propriedade, no corpo e na família.
Em outras palavras, essas medidas envolvem a sensação de proteção diante de perigos ou situações que fogem do controle do indivíduo.
3- Necessidades sociais
Após alcançar os anseios básicos, o ser humano precisa de relacionamentos sociais, seja familiar, no quesito amoroso ou apenas no campo da amizade.
Nesse terceiro nível, é exigido o senso de pertencimento e afeto. É aqui que ele busca uma relação baseada em respeito e confiança.
4- Necessidade de estima
Além de criar vínculos, é de extrema importância se sentir valorizado por essas pessoas do seu ciclo, logo o quarto nível da pirâmide de Maslow funciona como uma forma de validar sua autoimagem.
Por meio do reconhecimento das próprias habilidades é construído uma relação entre você e a sua autoestima.
Por exemplo, o ser humano tem necessidade de ser respeitado e prestigiado para desenvolver uma sensação de dignidade.
No âmbito profissional, isso significa resultados, feedbacks e reconhecimento.
4- Necessidade de realização pessoal
No topo da pirâmide estão as necessidades relacionadas a conquista de desejos pessoais, dentre eles têm a independência, a criatividade, liberdade, controle, moralidade e valores.
No entanto, caso as necessidades da camada inferior não estejam sendo atendidas, instantaneamente, as motivações do indivíduo se voltam para suprir essa carência.
Sendo assim, a urgência dos níveis cresce de maneira crescente, da base para o topo. E vale ressaltar que a autor realização nunca é saciada, quanto mais ela é alimentada, mais ela cresce.
Conclusão
Portanto, o grande objetivo da pirâmide de Maslow é o autoconhecimento, pois ele é essencial para compreender suas próprias motivações e, também, como outras pessoas funcionam.
0 comentários