A pirâmide das necessidades de Maslow

por | 17, jul 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

A pirâmide de Maslow explica as necessidades humanas hierarquicamente e é uma ótima ferramenta nos campos da gestão de recursos humanos, marketing e vendas.

Essas necessidades humanas, que são os cinco níveis da pirâmide, estão classificadas em: fisiológicas, de segurançasociais, de estima e de realização pessoal.

A teoria foi criada e desenvolvida por Abraham Harold Maslow, um psicólogo norte-americano, inspirado pelas correntes da psicanálise, de Gestalt e humanista.

Se você deseja compreender e aplicar esse conceito, continue a leitura do artigo.

O que é a pirâmide de Maslow?

A hierarquia das necessidades de Maslow ou, como mais conhecida, a pirâmide de Maslow é uma teoria que objetiva organizar as prioridades humanas, das mais básicas às mais complexas. 

As necessidades mais básicas (base da pirâmide) relacionam-se a vida, são as necessárias para a sobrevivência. 

Enquanto as necessidades mais abstratas relacionam-se ao espírito, são a satisfação pessoal ou profissional e estão localizadas no topo da pirâmide. 

Segundo seu criador, a lógica por trás dos fundamentos da pirâmide de Maslow é que os seres humanos vivem para satisfazer determinadas necessidades e é esse desejo que motiva os indivíduos.

Nesse sentido, é preciso compreender a pirâmide como um “passo a passo” para a realização plena, cada nível funciona como um degrau até o ápice, ou seja, a máxima felicidade.

Para chegar ao topo, os indivíduos precisam satisfazer completamente cada nível antes de passar para o próximo, é uma subida gradual de acordo com os objetivos alcançados.

A hierarquia

A pirâmide de Maslow é organizada de maneira funcional e didática, cada camada precisa ser saciada, hierarquicamente, de baixo para cima.

1- Necessidades fisiológicas

De forma simplificada, esse nicho trata das urgências para manter o corpo saudável, a mente funcionando e garantir sobrevivência. Como, por exemplo: 

  • Respiração
  • Fome e sede
  • Sono
  • Processos homeostáticos (temperatura corporal, absorção de nutrientes, níveis hormonais, entre outros)
  • Abrigo

Uma vez que esse nível de necessidades fisiológicas não é totalmente saciado, o indivíduo não se preocupa com as suas próximas prioridades.

2- Necessidades de segurança

A segurança desse nível da pirâmide de Maslow é muito mais do que apenas a disponibilidade de abrigo, diz respeito a formas mais complexas, como no emprego, na saúde, na propriedade, no corpo e na família.

Em outras palavras, essas medidas envolvem a sensação de proteção diante de perigos ou situações que fogem do controle do indivíduo.

3- Necessidades sociais

Após alcançar os anseios básicos, o ser humano precisa de relacionamentos sociais, seja familiar, no quesito amoroso ou apenas no campo da amizade.

Nesse terceiro nível, é exigido o senso de pertencimento e afeto. É aqui que ele busca uma relação baseada em respeito e confiança.  

4- Necessidade de estima

Além de criar vínculos, é de extrema importância se sentir valorizado por essas pessoas do seu ciclo, logo o quarto nível da pirâmide de Maslow funciona como uma forma de validar sua autoimagem.

Por meio do reconhecimento das próprias habilidades é construído uma relação entre você e a sua autoestima.

Por exemplo, o ser humano tem necessidade de ser respeitado e prestigiado para desenvolver uma sensação de dignidade.

No âmbito profissional, isso significa resultados, feedbacks e reconhecimento.

4- Necessidade de realização pessoal

No topo da pirâmide estão as necessidades relacionadas a conquista de desejos pessoais, dentre eles têm a independência, a criatividade, liberdade, controle, moralidade e valores.

No entanto, caso as necessidades da camada inferior não estejam sendo atendidas, instantaneamente, as motivações do indivíduo se voltam para suprir essa carência.

Sendo assim, a urgência dos níveis cresce de maneira crescente, da base para o topo. E vale ressaltar que a autor realização nunca é saciada, quanto mais ela é alimentada, mais ela cresce.

Conclusão

Portanto, o grande objetivo da pirâmide de Maslow é o autoconhecimento, pois ele é essencial para compreender suas próprias motivações e, também, como outras pessoas funcionam.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.