A verdade sobre a busca da felicidade

por | 14, set 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Por séculos a objetivo principal do homem é encontrar a felicidade, não importa em qual lugar ou com o quê. 

As pessoas são individuais e isso significa que, muitas vezes, o que pode te motivar ou te alegrar, pode causar efeito totalmente contrário em outras.

Nesse sentido, muitos alegam que ser rico é o que vai fazê-lo feliz, ou viajar pelo mundo, ou casar ou comprar a própria casa ou adquirir um carro.

A verdade é que felicidade não tem uma definição única, ela é singular dentro de cada indivíduo e todos estão, constantemente, a sua procura.

Então, o que fazer para encontrar a felicidade e, principalmente, como fazer para nutrir um sentimento que parece passar tão rápido? 

Leia o artigo abaixo para saber mais sobre o tema.

O que é felicidade, afinal? 

Como já mencionado, depende apenas da sua interpretação da vida. 

Muitas pessoas podem passar a vida toda procurando sem nem saber o que é ou outras podem simplesmente encontra-la sem esforço algum. 

O ser humano precisa ser feliz para enfrentar as situações cotidianas, ter saúde e até mesmo uma melhor relação consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Há quem diga que uma vida sem felicidade se torna vazia e isso é o suficiente para levar qualquer um ao seu extremo. 

Apesar não possuir ao certo uma definição ou significado ou resposta, para saber identifica-la é preciso de autoconhecimento. 

Ninguém além de você mesmo pode saber o que te faz feliz, por isso, inclusive, que muitas pessoas não a encontram, porque não conhecem o seu próprio jeito, gostos, sonhos, qualidades e defeitos.

Nesse panorama, a percepção de felicidade pode variar muito de uma pessoa para outra.  

Enquanto a felicidade para você é ter filhos, para outra pessoa pode ser que não e para isso não tem resposta certa. 

Por isso é necessário conhecer a si mesmo para descobrir. A jornada do autoconhecimento não é fácil e nem rápida, mas no final vale a pena. 

Pensando nisso, existem algumas dicas que você pode seguir para te ajudar a ser feliz todos os dias, mesmo que você ainda não saiba a sua própria definição de felicidade ainda. 

  1. Não exija tanto de você mesmo
  1. Entenda que você também vai cometer erros
  1. Não reclame tanto
  1. Livre-se de sentimentos e pessoas ruins
  1. Recomece quantas vezes você precisar
  1. Faça algo por outra pessoa
  1. Agradeça mais

Como encontrar a felicidade? 

A felicidade é algo simples e sutil e a melhor forma de encontrá-la é estando em paz consigo mesmo. 

 Por exemplo, mesmo que você ainda não tenha realizado o seu maior sonho, que é o motivo da sua felicidade, se você estiver bem e confiante de que vai conseguir, provavelmente vai ser feliz. 

A verdade é que a felicidade não depende do resultado final, mas se encontra no caminho também, em saber aproveitar os momentos, ser grato pelo o que já alcançou e ter persistência para chegar lá. 

Nesse parâmetro, a meditação é uma excelente aliada no processo porque te ajuda a enxergar tudo com mais clareza, consequentemente, estimulando o autoconhecimento.

Dessa forma, cada pessoa vai descobrir a sua definição e ir a sua procura. Um conselho: não permita que o ego comande essa busca. 

No entanto, lembre-se que você não precisa ser feliz em todos momento, desenvolver a resiliência no seu processo é imprescindível para finaliza-lo.

Para ser feliz é importante respeitar todos seus sentimentos, ambições e abraçar seus defeitos também. 

Conclusão 

Fique firme sobre seu propósito e não desista até encontrar a felicidade. Você pode, merece e vai ser feliz!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.