Atitudes destrutivas para relacionamento de qualquer casal

por | 14, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Você sabia que existem atitudes destrutivas que podem estar atrapalhando sua vida a dois? 

Muita gente busca por um companheiro (a), mas não compreende que um relacionamento exige muitas responsabilidades afetivas para ser considerado saudável.

Afinal, todo mundo quer um relacionamento saudável, certo? Alguém para se sentir bem e te amar mesmo nos dias mais difíceis. 

Nesse sentido, com certeza, você já ouviu aquela frase “no começo do namoro, tudo era um mar de rosas” e já deve ter se questionado sobre o que é aconteceu para que a relação se desgastasse. 

Pensando em responder essa pergunta, esse artigo foi produzido com as atitudes mais destrutivas para um casal. Leia a seguir para compreender. 

Quais são essas atitudes?

  1. Egoismo

Para construir uma relação saudável e duradoura é preciso verdadeiramente dividir a vida com o seu parceiro (a). 

Não adianta esperar que alguém faça tudo por você se você não for retribuir, porque isso desgasta a relação.

Além disso, precisa existir uma conexão entre os dois, é preciso conhecer os sentimentos, pensamentos, sonhos e medos um do outro.

Caso você tenha atitudes egoístas, seja relacionado a não reciprocidade ou a coisas mais mesquinhas, como bens materiais ou dinheiro, isso pode ser totalmente destrutivo para o casal.

  1. Humilhação

Todo mundo tem suas inseguranças e enfrenta questões internas que, às vezes, são expressadas externamente. 

Uma das atitudes mais destrutivas para as relações amorosas, atualmente, diz respeito a um dos envolvidos não compreender a seriedade do problema do outro e começar a humilha-lo.

Não é porque alguma coisa é pequena e insignificante para você que não vai afetar outra pessoa. Você não pode ser parâmetro para ninguém. 

As pessoas buscam segurança e bem-estar em um relacionamento, sendo assim não faça com que alguém se sinta inferior por não ser como você ou o casal não vai durar por muito tempo.

  1. Não ajudar

O seu parceiro (a) deve ser seu primeiro refúgio quando alguma coisa ruim acontece. 

Um bom relacionamento não é construído apenas por momentos bons, você precisa ter a certeza que se precisar de ajuda, não vai estar sozinho. Não é nem questão de dependência, mas sim de confiança. 

Caso você não esteja presente, apoiando seu companheiro (a), é provável que, com um tempo, ela (a) já esteja tão acostumado a lidar com tudo sozinho que perde o sentido manter um relacionamento.

  1. Criticismo

Basicamente, é a forma como uma pessoa da relação traz um problema para dentro do relacionamento.

Geralmente, essa atitude destrutiva leva a dois principais problemas: cobrança demais e controle demais.

Com o criticismo, o casal vive em “pé de guerra”, tudo vira motivo para briga. 

Por exemplo, quando um deles não atende o telefone, o outro uma postura mais agressiva, criticando a personalidade e usando o acontecimento como desculpa. 

Por outro lado, o criticismo acaba criando exigências descabidas no relacionamento também, a maior vantagem de ser adulto é a independente. Desse modo, oprimir o seu parceiro (a) só serve para afastar o casal.

  1. Ficar na defensiva

O diálogo é um ingrediente essencial para que uma relação amorosa funcione. 

Nunca é agradável receber críticas negativas e, normalmente, quando relacionado a um casal, um deles vai reagir e depois ficar na defensiva atribuindo alguma culpa ao outro.

E a tendência é continuarem nesse ciclo. 

Dessa forma, criar justificativas e apontar os defeitos do seu parceiro (a), é uma atitude bem destrutiva mesmo.

O casal tem que estar disposto a conversar e resolver suas diferenças de forma saudável.

  1. Deixar de dar resposta/Fingir que não ouve

Como seu companheiro pode confiar em você se você nem sequer o ouve quando ele fala? 

Essa atitude destrutiva tem a capacidade de afastar cada vez mais o casal, porque constantemente, um lado da relação sente que não é importante para receber atenção do parceiro (a).

Conclusão

Portanto, para manter um bom relacionamento é preciso que você evite a todo custo todas essas atitudes destrutivas mencionadas acima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.