3 DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

3 DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

18 de Dezembro, 2020 1 Por Rafael Nacif

A meditação, cada vez mais, vai caindo no gosto das pessoas, mas ainda há muitas delas que possuem dúvidas a respeito de como começar a praticá-la.

Pode ser que esse seja o seu caso também e para lhe ajudar, nós resolvemos trazer aqui 3 dicas para você começar a meditar hoje mesmo.

Ficou curioso e quer saber mais a respeito do assunto? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final.

Vamos lá!

1- Não existe postura certa e única: a postura é a que você desejar

Um enorme erro que muitas pessoas que estão iniciando a meditação cometem é acreditar que existe uma posição única certa para meditar.

Aquelas posições sentadas, que muitas pessoas ficam aflitas apenas de olhar, é para quem está acostumado com a meditação, ou seja, para quem já medita há muito tempo.

Se você nunca meditou, então saiba que a postura correta é aquela que você desejar, ou seja, que melhor adeque-se para que você possa ficar sem se mexer muito durante o período no qual se propôs a meditar.

Quando você consegue manter o seu corpo quieto, então torna-se mais fácil acalmar também a sua mente, o que é importante para a meditação.

Dessa forma, a postura para meditar pode ser tanto em pé, quanto sentado em uma cadeira ou ainda deitado na sua cama, não há obrigatoriedade para nada.

O mais importante é que você tenha consciência sobre o seu corpo e busque, sem ter pressa, aquela postura que lhe permite ficar atento e mais relaxado.

2- Existem aplicativos que ajudam na meditação

A meditação, para muitas pessoas, não tem nenhuma relação com o celular, esse que é um aparelho capaz de deixar as pessoas agitadas e ansiosas.

Entretanto, ao contrário desse pensamento, o celular pode sim ser um enorme aliado para o momento de você meditar.

Isso porque é possível baixar aplicativos que são voltados exatamente para a meditação e hoje já existem dezenas deles no mercado, muitos gratuitos e outros pagos.

Você pode então usar esses aplicativos para conseguir meditar com músicas específicas ou ainda através da meditação guiada, o que para muitos é mais fácil no início.

Mas há também como usar o celular a seu favor para meditar sem usar um aplicativo e é muito fácil.

Para isso, basta colocá-lo no modo avião e fazer o ajuste do timer para tocar dentro de 5 ou 10 minutos, então basta sentar-se no silêncio até o momento que o tempo proposto acabar.

3- Respire de forma consciente

A respiração é o princípio fundamental da meditação, pois é importante que a respiração e a mente estejam unidas.

Quando você mantém a respiração de forma consciente, acalmando-a, então é possível manter a sua mente relaxada naturalmente.

Por isso é que é tão importante respirar de forma consciente, sempre prestando atenção na sua respiração no momento de iniciar um processo meditativo.

O melhor é que isso pode ser feito em qualquer local, seja na sua casa, no ônibus ou metrô, durante o trabalho, durante o banho, dirigindo, enfim.

É muito fácil começar a meditar, não há segredos para isso.

Conclusão

Como você viu, muitas pessoas estão começando a meditar e há aquelas que querem iniciar a prática, mas ainda não sabem como fazer isso.

Neste texto, mostramos a você dicas que são importantes para lhe permitir começar a realizar a meditação de forma eficaz todos os dias.

Gostou do artigo de hoje sobre 3 dicas para começar a meditar?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.