Coaching no meio escolar? O que ganham professores, funcionários e alunos?

por | 24, ago 2020 | Coaching | 0 Comentários

O coaching escolar é uma das vertentes do Coaching que objetiva aprimorar o ambiente escolar, além de potenciar o trabalho dos professores e melhorar a qualidade para os alunos.

Por mais que essa não seja uma modalidade privilegiada pelas escolas atualmente, com o seu auxílio, é possível que todos os membros participantes do ambiente acadêmico, desde alunos até os funcionários, se beneficiem.

Como, por exemplo, por meio do desenvolvimento de habilidades, talentos e, também, mudança de comportamentos que podem estar relacionados a alguns vícios negativos que são capazes de atrapalhar a vida de quem os possui.  

Sendo assim, fica claro que ao investir no coaching escolar há a probabilidade de aumentar o crescimento profissional, pessoal e humano.

Caso você se interesse por esse assunto, leia o artigo a seguir para compreender melhor sobre essa abordagem.

Uma breve discussão sobre o coaching escolar? 

O coaching escolar pode ser definido como uma modalidade de treinamento, incorporado à realidade escolar.

Nesse sentido, em relação ao desenvolvimento dos alunos, o coaching possui a característica de acrescentar na aquisição de competências acadêmicas, além de, como mencionado, desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades e atitudes.

Um ponto importante e não muito discutido, é que o coaching escolar não tem o propósito de “padronizar” os estudantes, pelo contrário, seu foco é em preservar a personalidade e ajudar a alcançar maiores objetivos.

Sendo assim, o coaching é que vai se adequar ao estilo de aprendizagem de cada estudante, os auxiliando com base na motivação, no autoconhecimento e na tomada de decisão.

Outro aspecto bem interessante dessa modalidade diz respeito a jovens na fase de vestibular, pois eles se tornam, automaticamente, mais aptos com a aplicação das práticas.

Isso acontece porque, por meio do autoconhecimento promovido pelo coaching, é possível traçar plano de metas, identificar as defasagens e pontos fortes, além de definir as linhas de interesse na escolha do curso de graduação.

Dessa maneira, o método ajuda tanto na preparação quanto a minimizar eventuais desistências no decorrer do processo.

Vale lembrar que o coaching pode ser aplicado nas escolas para um público infantil também, não precisa ser apenas para crianças mais velhas ou adolescentes. 

No entanto, para isso acontecer é preciso que o treinador possua formação pedagógica para trabalhar com a determinada faixa etária.

Desse modo, o coaching escolar para crianças apresenta outros focos, como: a descoberta de habilidades e, principalmente, competências sociais, cognitivas, motoras e afetivas.

Quais as principais vantagens do coaching escolar?

Não são apenas os alunos que podem ser beneficiados pelo coaching escolar, uma vez que esse projeto tende a, também, atender as necessidades individuais de professores, gestores e equipe administrativo-pedagógica.

Pensando nisso, observe abaixo uma lista com algumas das vantagens do coaching nas escolas.

– Vantagens para a escola

  • Prestígio

Todas as vezes que uma escola aparece com uma inovação, ela acaba se tornando um destaque na cidade e isso é muito atrativo para conseguir novos alunos.

Ademais, se a aplicação do coaching escolar ocorrer de maneira efetiva, ou seja, se a escolha do profissional for certa, tanto o reconhecimento quanto a credibilidade da escolha também vão aumentar.

  • Quantidade de matrículas

Como já mencionado, o trabalho do coaching pode ajudar bastante os jovens resolverem seus problemas com os estudos e isso significa maior índice de aprovação, outro fator positivo para a escola para conquistar mais alunos.

  • Fornecer apoio aos jovens 

A transição da juventude para a fase adulta é cheia de mudanças biológicas, psíquicas e sociais.

Alguns alunos podem ser mais afetados por essas mudanças e isso pode ter um impacto negativo, futuramente, na vida deles caso não obtenham algo tipo de ajuda. Esse é o principal papel do coaching.

Conclusão

Por fim, é evidente o papel bem-sucedido do coaching escolar, pois apesar de ser voltado para o desenvolvimento dos alunos, não deixa de fora os outros funcionários da escola, sendo vantajoso para todos e melhorando demais o convívio acadêmico.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.