A adolescência é, sem dúvidas, uma das fases mais complicadas, tanto para quem a está vivendo quando para quem está a acompanhando e é por esse motivo o coaching para adolescentes é tão efetivo.
Quando você analisa sobre a questão do “ser adolescente”, pode ser que você cometa algum equívoco ao pensar que não faz sentido alguns deles serem tão irritados e frustrados, afinal eles não têm preocupação nenhuma.
Bem, você provavelmente sabe que na adolescência existe toda uma questão hormonal, mudança no corpo, pressões estética e até medo do futuro (faculdade, emprego, etc.)
O fato é que abandonar a infância não é fácil. Se descobrir entre uma dependência que possuía quando criança e a independência da vida adulta é bem complicado para uma pessoa que vivenciava uma fase de segurança e certeza que era proporcionada pelos próprios pais.
Sendo assim, muitas vezes, as relações familiares podem ser negativamente afetadas porque nem os adolescentes tem a capacidade de lidar com toda a pressão que estão e nem os pais sabem como ajuda-los.
Caso você esteja passado por essa situação complicada ou conheça alguém que esteja, leia o texto a seguir para que suas dúvidas sobre o coaching para adolescentes sejam sanadas.
Meu filho só está enfrentando uma fase ruim ou é culpa minha?
É muito comum os pais se responsabilizarem por tudo que acontece com os filhos.
A primeira coisa é entender que você não pode proteger seu filho do mundo, precisa prepara-lo para ele.
Nessa perspectiva, você não pode “salvar” seu filho das alterações físicas e emocionais que ele está enfrentando com a puberdade, por mais que sejam dolorosas, elas são necessárias para que ele se desenvolva.
É aqui que o jovem começa a formar sua própria identidade, criar valores e tomar as decisões sozinho.
Os pais já não ocupam o espaço central da vida dos filhos que acabam se afastando mesmo que inconscientemente.
Desse modo, apesar de ser um processo natural, a maioria dos pais não conseguem lidar com determinadas situações e podem cometer alguns erros que ao serem evitados melhoram e muito o convívio na casa.
Os mais comuns são:
- Invadir o espaço deles
- Não aceitar que os filhos cresceram
- Exagerar nas cobranças
- Não confiar
- Não dar liberdade
- Fazer chantagens ou ameaças
Nesse sentido, o coaching para adolescentes tem a capacidade de melhorar o relacionamento entre pais e filhos, pois permite que eles se enxerguem individualmente, mas também compreendam o lado dos pais.
Entenda que não é só porque você é pai ou mãe que você está isento de cometer erros, se por acaso você comete ou já cometeu algum dos citados acima, ainda há tempo de mudar.
A mudança que seu filho está passando não é culpa sua, tudo o que está acontecendo é perfeitamente normal!
Indicação e resultados
O coaching para adolescentes é indicado para jovens entre 12 a 15 anos, de preferência.
Os seus resultados são observados tanto em aspectos emocionais quanto em psicológicos.
Além de possuir a capacidade de treinar o jovem para os problemas atuais da vida, pode prepara-lo para o futuro. Veja a seguir:
- Autoconhecimento
- Respostas comportamentais no ambiente social
- Maior compreensão do processo de construção da identidade, das necessidades próprias e de pessoas ao seu redor
- Melhora das qualidades sociais
- Desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança
- Melhorar a dinâmica familiar
- Compreensão sobre a importância dos estudos
Conclusão
Fica claro que o coaching para adolescentes é uma boa alternativa para o autodesenvolvimento dos jovens.
Com uma técnica específica para cada particularidade, é possível atravessar a adolescência de forma natural e tranquila, tanto para os filhos quanto para os pais.
0 comentários