Coaching para crianças, o que é? O que ganham pais e filhos?

por | 22, ago 2020 | Coaching | 0 Comentários

Quem ouve falar em coaching para crianças pela primeira vez pode até se assustar.

Afinal, por que você iria se preocupar com a questão de produtividade ou a capacidade de autoconhecimento do filho sendo que ele ainda é tão novo?

Os pais que querem dispensar a ideia logo de cara deveriam tirar um tempo para refletir melhor sobre essa decisão.

O coaching infantil tem uma influência muito boa na saúde emocional do seu filho e no relacionamento familiar.

Pode, inclusive, funcionar tanto alterar problemas imediatos como a timidez, má alimentação e falta de disciplina, quanto para evitar problemas futuros.

Além disso, auxiliar na formação de adultos mais seguros de si mesmos. Não é isso que todo pai almeja para seu filho?

Nesse sentido, as pessoas que atuam nesse ramo utilizam de ferramentas lúdicas, brincadeiras e conversas que podem parecer despretensiosas, mas serão capazes de marcar positivamente a vida dessas crianças.

Continue a leitura do texto para saber mais sobre o assunto.

O que é coaching para crianças? 

Todas as crianças são diferentes umas das outras, isso significa que cada uma possui um tempo de desenvolvimento e amadurecimento particular.

No entanto, algumas delas podem precisar de um acompanhamento profissional e maior dedicação dos pais.

É nesse panorama que o coaching para crianças é efetivo, pois pode ajudar em questões como autoestima, autonomia e controle emocional.

Vale ressaltar que as técnicas só devem ser aplicadas por uma pessoa bem capacitada, uma vez que as características inerentes a infância podem ser preservadas e gerar muitos problemas futuros.

Desse modo, a metodologia adotada precisa ser ministrada por psicólogos e psicopedagogos, uma vez que eles são os especialistas para lidar com esse tipo de público, e com o auxílio do coaching.

O objetivo principal não é doutrinar a criança a agir e pensar como adulto, muito pelo contrário, o coaching para criança quer manter o caráter infantil da mesma, mas deseja incentivar o progresso.

Nesse sentido, por meio de ferramentas específicas, haverá o desenvolvimento de uma abordagem adequada capaz de criar questionamentos nas crianças e estimular a capacidade de encontrar solução e assumir responsabilidade. 

É claro que tudo isso ocorrerá de acordo com a idade da criança.

Assim, esse processo é muito eficiente para ajudar no desenvolvimento infantil, pois cria uma conexão entre a criança e suas emoções, fazendo com que ela se expresse e interaja melhor.

Qual é o processo de coaching para crianças? 

O desenvolvimento do processo de coaching para crianças pode ocorrer baseado em quatro fases a seguir, observe.

  1. Nascimento até 2 anos: sem linguagem coerente e ações lógicas
  1. 2 anos até 6 anos: período do desenvolvimento, é marcado pelo início do pensamento com linguagem. Nesta fase, a criança aprende sobre regras e valores e desenvolve a noção do certo e errado
  1. 7 anos até 11 anos: a criança assume lógica, age com inteligência operacional e apresenta noção de espaço e tempo
  1. 11 a 12 anos: a criança já é capaz de criar hipóteses e deduções, não age apenas por reflexo

O processo pode ocorrer a partir dos 2 anos de idade pelos próprios pais orientados corretamente. Já para sessões estruturadas com o profissional, o ideal é para crianças a partir dos 6 anos.

O primeiro passo será em relação ao comportamento e a personalidade. O coach vai descobrir sobre o ritmo e processo de linguagem de cada criança.

A partir daí as técnicas serão aplicadas de acordo com as necessidades da mesma, como a cognição, emoções e anseios, por exemplo.

Quais são as vantagens do coaching para crianças? 

Caso você ainda esteja em dúvida sobre os benefícios do coaching para crianças, uma lista a seguir dos principais pode te fazer mudar de ideia.

  • Melhoras no comportamento
  • Desenvolvimento de relacionamentos saudáveis com familiares e amigos
  • Desenvolvimento da capacidade de lidar com dificuldades
  • Senso de pertencimento e merecimento
  • Melhor entendimento sobre si e seus sentimentos
  • Melhoria no foco e na concentração
  • Geração da autoconfiança e automotivação
  • Desenvolvimento intelectual e emocional

Conclusão

Portanto, o coaching infantil possui a habilidade de despertar a autonomia nas crianças, além de atos e comportamentos mais conscientes.

Além disso, pode contribuir para o amadurecimento de um adulto pronto para lidar com suas emoções e sentimentos e desafios.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.