Como a mágoa pode destruir a sua vida?

por | 20, jul 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Segundo William Shakespeare, um dramaturgo inglês, “guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. ” 

Isso significa que a mágoa, apesar de direcionada a outra pessoa, afeta diretamente que a detém.

Além de te afetar psicologicamente, também tem reflexos extremamente negativos sobre a saúde do indivíduo como gastrite, úlcera e disposição para desenvolver o câncer.

Isso acontece, porque a pessoa ressentida sente a necessidade de alimentar a dor, tem o poder de convencer o cérebro da sua posição de injustiçada e conforme esses sentimentos negativos crescem, podem acabar colaborando para o aparecimento de sintomas físicos.

Leia até o fim para compreender melhor sobre como a mágoa pode destruir a sua vida.

O poder de destruição do ressentimento

Se engana quem pensa que os sentimentos ruins são destrutivos quando interiorizados. 

Muitas pessoas acreditam que, ao engolir a mágoa, ou seja, não a colocar para fora, com o tempo ela vai sumir e não haverá problemas. 

Não é assim que ocorre, pois, a pessoa, provavelmente, vai acumulando vários casos isolados, até que não aguenta mais e explode. Como se fosse um vulcão em erupção.

Nesse sentido, se faz completamente necessário conseguir se libertar de todo ressentimento que você sente. 

A melhor maneira de fazer isso é através do perdão. 

Não adianta perdoar apenas da boca para fora, esse ato precisa causar uma mudança no seu interior, você precisa se sentir mais leve, como se toda a inquietação que existia dentro de você simplesmente evaporasse.

Por isso que para perdoar precisa de um longo diálogo junto com a exposição de todas as feridas para que, assim, você se liberte. 

Para um relacionamento sincero funcionar, a aceitação é um dos principais fatores. Isso não significa concordar passivamente, mas compreender você mesmo e aquele te machucou.

No entanto, se a pessoa continua errando incontáveis vezes e pelo mesmo motivo, sabendo que isso te causa mágoa, talvez, ela não seja o tipo de pessoa que você deva manter perto.

Quando erramos e somos perdoados, é comum buscarmos acertar para evoluirmos como pessoa, se isso não acontece, a culpa não é sua.

Então, não perca seu tempo e nem a saúde do seu corpo alimentando ressentimento, apenas a perdoe e siga seu caminho totalmente livre. 

Doenças psicossomáticas

O termo “psicossomático” vem das palavras de origem grega, psique (alma) e soma (corpo). Em outras palavras, doenças psicossomáticas são aquelas que se originaram na alma e no psicológico e geram consequências físicas no corpo.

Nessa perspectiva, quando você apresenta desequilíbrio no seu estado emocional, de sentimentos ou pensamentos, independentemente da origem, esse acúmulo de fatores se manifesta causando dores e problemas físicos.

Desse modo, reprimir qualquer sentimento é destrutivo para você. 

Existem algumas condições físicas, bem comuns na sociedade, que podem ter origem psicológica, observe: 

  • Câncer: mágoa profunda guardada por muito tempo.
  • Enxaqueca: raiva reprimida ou presente em pessoas muito perfeccionistas
  • Insônia: sentimento de culpa, medo ou estresse
  • Nódulos: ressentimento, frustração
  • Varizes: sentir-se sobrecarregado ou desmotivado

Logo, para se proteger de doenças psicossomáticas é preciso praticar o autoconhecimento, conhecer as suas fraquezas e as suas fortalezas na habilidade de resolver problemas; ter inteligência emocional; priorizar você mesmo e a sua saúde.

Conclusão

Portanto, como exposto anterior, o ressentimento tem o poder de te afetar tanto psicologicamente que pode comprometer a sua saúde física.

Assim, para evitar o efeito destrutivo da mágoa, o melhor a fazer é não interiorizar seus sentimentos e buscar maneiras de resolver seus problemas por meio do diálogo e do perdão.

Além disso, as doenças psicossomáticas buscam explicar diretamente várias condições físicas através de desequilíbrios mental. Não deixe de cuidar da sua saúde emocional, porque ela é essencial para uma vida mais saudável e feliz.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.