A consciência é um dos campos mais pesquisados e que despertam fascínio na atualidade, a escala Hawkins é responsável por convergir esse conceito com os valores humanos.
De acordo com seu idealizador, David Hawkins, um médico Ph.D em psiquiatria, seu modelo é capaz de carregar o ser humano por todos os níveis, desde a iluminação até a não dualidade.
Nesse sentido, a consciência é o que permite que você vivencie, experimente ou compreenda aspectos ou a totalidade de seu mundo interior.
Segundo a teoria da Consciência, ao conseguir manter a vibração em um nível mais elevado, é possível que você se torne um ser mais desperto e se distancie das prisões do ego.
Para que isso aconteça, é preciso que você se livre dos sentimentos ruins, tal como ódio, tristeza, dor, vitimização, porque isso será capaz de modificar sua frequência e alterar totalmente seu padrão.
Se você se interessa por esse assunto, leia o texto até o final para compreender melhor.
Escala Hawking
Ou, como também chamada, Escala da Consciência, como o nome já diz, é a medição e a determinação matemática de níveis de consciência dos seres humanos.
Sua teoria foi baseada em um dos seus primeiros trabalhos publicados, conhecido por “Poder contra Força: Uma Anatomia da Consciência – Os Determinantes ocultos do comportamento humano”.
Para o desenvolvimento da sua ideia, Hawkins, como metodologia, realizou pesquisas utilizando da cinesiologia, chakras e os latiaf do sufismo.
A partir disso, ele criou um mapa sobre a consciência humana que ficou conhecido como Escala Hawkins. Nesse mapa, é possível associar os níveis de consciência com valores-chave da vida humana.
Isso quer dizer que os dados funcionam como parâmetro para mostrar quais são os sentimentos mais perto do considerado “iluminação”.
Vale lembrar que para ele o único que conseguiu atingir esse nível (de valor 1000) foi Buda.
A humanidade, segundo David, estaria mais próxima do nível 200, o mínimo esperado para vida continuar.
Nesse parâmetro, quanto mais pessoas puderem elevar seu nível de consciência, mais o nível global irá subir, o que é excelente para que a qualidade de vida no planeta sofra uma transformação positiva radical.
Hawkins ainda identificou três níveis de consciência: do medo, da moral-ética e espiritual.
Por esses níveis apresentados circulam muitos sentimentos em ordem crescente de consciência. Observe alguns deles representados a seguir.
- Vergonha: vibração emocional dos estados mais baixos de consciência humana. Uma pessoa com vergonha fica paralisada se priva das experiências na vida, o que prejudica muito o aprendizado e a evolução.
- Sofrimento: sempre que você entrar nessa frequência, é recomendado tentar sair dela o mais rápido possível, pois esse aspecto quando muito prolongado pode trazer outros estados de consciência mais baixos como a apatia e a culpa, por exemplo.
- Desejo: as pessoas que vivem pelo desejo nunca estão satisfeitas, acabam aprisionadas a um estado de materialismo e consumismo.
- Raiva: as pessoas só criam algo novo se tiverem algum inimigo para projetar a raiva, por mais que esse nível possa estimular ação em níveis mais elevados, normalmente torna a consciência prisioneira do ódio.
- Arrogância: segundo Hawkins, esse é o estado humano que domina hoje em dia.
- Perdão: para o perdão verdadeiro, é necessário um entendimento claro sobre os processos da vida e da origem espiritual.
- Paz: esse nível precede a iluminação, Hawkins defende que só é alcançado por uma pessoa em 10 milhões.
- Iluminação: é o nível mais alto da consciência humana, aqui o individualismo morre, juntamente com o “eu” e o ego, aqui nasce o homem transcendental.
Conclusão
Por essa análise, portanto, é possível concluir sobre o tamanho do impacto que cada um desses sentimentos possui nas pessoas.A partir disso, é preciso descobrir uma maneira de se orientar melhor em relação as próprias emoções e domínio das mesmas, para poder elevar o nível de consciência defendido por Hawkins.
0 comentários