Saber o que é um avatar é de extrema importância para o seu negócio, mas mais essencial ainda é você compreender como construir o seu para obter bons resultados.
Um avatar ou uma persona, sendo uma representação do que seria o seu cliente ideal, ajuda a entender melhor o seu público e a criar as estratégias certas de marketing para atingi-lo.
Para criar um avatar é preciso seguir algumas informações reais a respeito do comportamento e das características que o seu cliente possui.
O nosso objetivo aqui é mostrar da melhor forma como construir um avatar para o seu negócio e assim conseguir otimizar seus resultados, impulsionando o seu crescimento.
Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.
Vamos lá!
O que é preciso para criar um avatar?
Para criar uma persona, você deve compreender que irá necessitar levantar informações demográficas, comportamentais e critérios psicográficos a respeito do seu público-alvo.
Você irá precisar responder a uma quantidade de perguntas a respeito dos seus usuários ou caso ainda não tenha nenhum cliente ou esteja pensando em começar o seu negócio, pode usar as redes sociais e/ou os visitantes do seu site ou blog.
Há também outras opções como realizar pesquisas de mercado, fazer pesquisas online ou ainda criar formulários para ser respondidos pelos seus potenciais clientes em troca de algo.
Algumas informações que você deve colher são:
- Qual a idade média do seu público-alvo?
- Qual é o sexo do seu potencial cliente?
- De onde a maior parte da sua audiência é?
- Qual é a dor do seu público-alvo?
- Qual é a necessidade do seu público-alvo?
- Qual é a solução que o seu público-alvo busca?
A partir dessas informações, você poderá criar um perfil ou uma ficha do seu avatar, com esses dados:
- Nome (fictício, criado por você)
- Idade
- Com o que trabalha
- A média salarial mensal
- Dados a respeito da família
- O nível de estudo
- Medos que essa pessoa enfrenta
- Desejos que ela possui
Exemplo de um avatar
A partir das informações coletadas e da ficha criada com os principais dados do seu avatar, então é hora de construir o seu.
Para deixar tudo mais claro, a seguir trouxemos um exemplo fictício de um avatar para você ver:
- Juliana é formada em psicologia e trabalha no RH de uma empresa multinacional
- Ela é a filha mais velha de uma família carioca de classe média e mora sozinha há alguns meses
- Ela ama viajar e já foi ao exterior duas vezes
- O seu maior desejo é fazer um intercâmbio na Austrália, mas possui medo pela distância e pelo pouco que conhece a respeito dessa forma de viajar
- Ela também tem medo de deixar seu atual emprego para realizar esse sonho
Com essas informações, uma empresa de intercâmbio pode saber quais estratégias de marketing criar e quais produtos ou serviços oferecer ao seu público-alvo, alcançando maior sucesso dessa forma.
Conclusão
Como você viu, um avatar é muito importante para qualquer empresa que deseje obter melhores resultados em termos de venda, por meio da criação de estratégias de marketing com excelentes retornos para seu público-alvo.
Neste texto, mostramos a você algumas dicas que são incríveis para que seja possível construir o avatar da sua empresa, de modo que você possa criar as melhores estratégias e oferecer o produto/serviço certo ao seu potencial cliente.
Gostou do artigo de hoje sobre como construir um avatar para o seu negócio?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
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