Como escrever um livro?

por | 19, set 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Você, provavelmente, já sentiu uma vontade incontrolável de compartilhar alguma coisa com alguém. Essa mesma urgência é um sentimento comum na vida das pessoas que sonham em escrever um livro, mas com um detalhe: elas querem contar para todo mundo.

Pode até parecer bobagem para quem nunca se imaginou nesse papel, mas para quem nasceu mesmo com essa vocação pode, inclusive, se sentir vazio caso não ceda ao seu maior desejo.

Nesse panorama, às vezes, essa vontade é de apenas compartilhar uma história de vida, um assunto que tenha estudado muito ou, simplesmente, uma ficção. 

Independentemente de qual seja o motivo, essas pessoas, apesar da boa intenção, se sentem muito pressionadas e com medo, porque pode dar muito certo ou muito errado.

A verdade é que nunca vai existir um momento certo para começar e o processo vai ser trabalhoso e lento, mas não é impossível, tudo que você precisa é de comprometimento.

Se você não começar nunca vai terminar e nem vai saber, certo? O que é melhor: arriscar ou nunca tentar? 

Pensando nisso, esse artigo foi produzido com o intuito de ajudar os escritores de primeira viagem a se organizar para escrever o primeiro livro.

Se esse assunto é do seu interesse, leia até o final, pois, com certeza, você encontrará dicas muito uteis.  

Dicas para escrever um livro

Todo mundo sabe que escrever um livro leva tempo e dedicação, o autor não pode simplesmente fazer o chamado brainstorm (“tempestade de ideias”) sem seguir um planejamento ou estrutura. 

Porque quando você pensa sobre o significado de uma mensagem transmitida, você precisa considerar que o ouvinte (ou, nesse caso, o leitor) compreendeu o sentido e não apenas aceitou. 

É por essa razão que é tão importante se concentrar na estruturação da história e jamais trabalhar de forma improvisada, uma vez que esse é, talvez, o principal erro que muitos novos escritores cometem. 

Isso, na verdade, é o que pode impedir que as coisas aconteçam como o esperado.

Nesse sentido, é normal que com tantas ideias na sua cabeça você se sinta perdido e não saiba muito bem por onde começar.

Então, siga essas dicas abaixo para alcançar êxito ao escrever seu livro.

  1. Defina o tema 

Aqui você pode começar a esboçar sua história e é muito importante escolher qual gênero literário vai seguir, uma vez que cada um possui suas convenções e a estrutura própria.

Além disso, quanto mais específico você for, melhor. 

  1. Desenvolva o enredo e os personagens

Um enredo bem organizado te auxilia para não se perder ou ser controverso ao inserir informações novas.

Ademais, listar nomes, qualidades e defeitos de cada um dos personagens também ajuda na hora de caracterizar bem ações que vão assumir diante de determinadas situações.

  1. Construa o seu próprio planejamento

É importante que você entenda que o livro não vai ser escrito sozinho. Não adianta você escrever várias páginas em um dia e parar por uma semana.

O ato da escrita precisa ser um exercício diário. 

Você precisa estabelecer um tempo certo para escrever todos os dias. Por exemplo, se você fosse sair de casa para trabalhar, teria um horário de chegada e de saída, para ser escritor isso funciona do mesmo jeito, é o seu home office.

  1. Estabeleça prazos

É bom fazer uma espécie de trato com você mesmo para te incentivar a escrever, uma vez que o chefe do seu trabalho é você.

Por exemplo, você pode colocar prazos para a produção de capítulos.

  1. Encontre um revisor para o seu livro

Ainda que você esteja atento a erros de ortografia ou sintaxe, pedir alguém a quem confie para revisar é ótimo para enriquecer seu conteúdo.

Você também pode procurar por um freelancer online. 

Conclusão

Portanto, por mais que escrever um livro exija tempo e, às vezes, pesquisa, se você se organizar direito, não será cansativo, mas sim bem prazeroso.

Atente-se ao fato de considerar a sua escrita como um trabalho fixo, ou seja, com responsabilidades, prazos e horários. 

Por fim, confie no seu trabalho e no seu potencial, com muita dedicação você terá êxito.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.