Meditar não é uma prática recente e cada vez mais pessoas têm se entregado aos seus benefícios.
Muito mais que apenas fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação depende de um conjunto técnicas de concentração que objetivam desenvolver a parte mental e emocional dos indivíduos que a praticam.
Nesse cenário, existem muitas vantagens em relação a meditar, como, por exemplo, a capacidade de diminuir a ansiedade, ganhar mais clareza e paz na mente e possibilitar maior criatividade para resolução de problemas.
Hoje, já é de conhecimento geral que não basta apenas um físico saudável, pois o corpo e a mente não podem ser divididos e, por essa característica, se um não estiver funcionando direito, o outro logo seguirá o mesmo caminho.
Dessa forma, a meditação torna consciente e sua atitude interior determina sua felicidade.
Por isso o equilíbrio entre o corpo e a mente é essencial para uma vida mais feliz e cheia de possibilidades.
Continue lendo o artigo para entender melhor sobre o tema.
O que é meditação?
Como mencionado, a técnica de meditação desenvolve habilidades da concentração e, por meio dela, é possível alcançar a tranquilidade e o foco no presente que você deseja.
É por esse motivo que muitas pessoas ansiosas são adeptas a meditar antes de começar o dia, porque quando a mente pensa em várias coisas ao mesmo tempo, ou seja, não possui um foco específico, é bem possível que as obrigações diárias não sejam bem resolvidas.
Apesar de a primeira imagem associada a prática ser de grandes mestres budistas ou de pessoas altamente treinadas para isso, o método é bem acessível e pode ser incorporado a sua rotina da maneira que achar melhor.
Não existe apenas um tipo eficiente de meditação, você pode escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil.
Nesse sentido, não é necessário que você fique naquela posição conhecida, com as pernas cruzadas e externando sons, esse é apenas um dos modos.
O seu foco principal deve ser estar totalmente presente e consciente do momento atual e não ficar pensando sobre o passado ou o futuro.
Assim, você pode ficar deitado, sentado ou na posição que quiser, basta esvaziar a sua mente e entrar em contato com o seu interior.
Pode ser bem difícil para os iniciantes conseguir se desligar de todos os pensamentos e, também, de tudo que acontece ao redor, mas essa habilidade será aprendida com a prática regular.
Quando você medita, a mente pode se “aquietar” e criar ferramentas internas para lidar com o estresse do mundo.
Neste contexto, existem três tipos básicos de meditação:
- Meditação de concentração: precisa focar em algo, como, por exemplo, a respiração.
- Meditação de atenção plena: nota pensamentos e percepções.
- Meditação de contemplação: analisa as grandes questões da vida.
Quais os benefícios da meditação?
A meditação permite muitos benefícios para quem a pratica e uma maior sensação de bem-estar é notada desde a primeira vez.
Sendo assim, observe alguma das maiores vantagens em meditar regularmente.
- Capacidade de suportar estresse é aumentada
- Diminui o desgaste emocional
- Relaxamento prolongado
- Redução do grau de ansiedade
- Clareza na tomada de decisões
- Ajuda a aliviar e reduzir dores
- Aumenta a imunidade
- Liberta de vícios
- Aumenta a produtividade
Ademais, há evidências científicas que comprovam que a meditação tem a capacidade de possibilitar emoções mais positivas, uma vez que ajuda o indivíduo a se conectar com os próprios sentimentos.
Isso significa que, com o tempo, pode elevar a felicidade e otimismo de quem a pratica, assim como o senso de espiritualidade também, o que melhora muito a qualidade da sua vida.
Além disso, meditar auxilia a se aceitar como é e aumenta o nível de satisfação pessoal, gera mais empatia, melhora a relação com outras pessoas, influencia positivamente na memória e no desempenho acadêmico.
Conclusão
Assim, conclui-se que meditar é uma técnica excelente para quem deseja promover o autoconhecimento, diminuir o estresse e melhorar a saúde mental.
0 comentários