Como mudar o seu estado emocional

por | 20, ago 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Manter uma estabilidade no seu estado emocional é extremamente importante para melhorar a qualidade de vida.

Quando tudo vai bem, seu trabalho, seu relacionamento ou qualquer outra área, é muito fácil se manter calmo e confiante.

No entanto, quando as coisas não seguem como planejado, o grande desafio é conseguir se controlar para que tudo não comece a desmoronar. 

São nessas situações que as práticas de PNL são essenciais!

Para quem não está familiarizado, a PNL foca no seu estado interno, pois é de lá que vem a capacidade de controle dos seus comportamentos, pensamentos, atitudes e emoções.

Tudo está relacionado com o seu estado emocional e ele tem o poder de comprometer negativamente os seus projetos, sonhos e relacionamentos.

Sendo assim, diz-se que o estado que ajuda a conquistar objetivos e ter bons momentos é chamado de Estados de Recursos e ele deve ser a meta para todas as pessoas que buscam o melhor domínio da mente.

Dessa forma, existem algumas técnicas desenvolvidas por pesquisadores da PNL para mudar nosso estado instantaneamente e auxiliar alcançar resultados positivos.

Caso você queira saber mais sobre seu estado emocional e maneiras para muda-lo, leia o texto abaixo.

Palavras negativas podem afetar sua vida

Os pensamentos positivos devem ser os seus maiores parceiros na hora de conseguir alcançar um estado emocional estável. 

Nessa perspectiva, vai ser muito mais fácil mudar seu estado se começar de dentro para fora.

Os pensamentos são os responsáveis por criar sentimentos negativos e isso, também, te afeta negativamente.

Então como mudar um pensamento negativo? 

Por incrível que pareça, a postura negativa que você adota não está relacionada ao que te aconteceu, mas ao quanto você não soube lidar com o acontecido.

Pode parecer confuso, mas não é. 

Perceba que pessoas que possuem o maior controle da mente e das emoções, não são pessoas que não enfrentam problemas, pelo contrário, são pessoas cheias de problemas, mas que encontraram uma boa maneira de lidar com eles.

Pessoas positivas conseguem tirar o melhor mesmo da pior situação. 

Entretanto, isso não significa que porque você não nasceu com esse “dom” que nada vai dar certo na sua vida, até porque você pode aprender.

Os pensamentos positivos que melhoram seu estado emocional são mais uma “prática” do que um dom natural.

O primeiro passo é a aceitação. Quando você aceita que alguma coisa ruim aconteceu e não fica resistindo a ela, você consegue se desapegar do sentimento mais rápido e seguir adiante.

Alterar seu estado emocional com 3 práticas PNL

O “Estado é tudo”. Isso significa que para sua alta performance em determinado momento, é preciso um conjunto de fatores como a inteligência e seu acesso de recursos interiores.

Esses fatores reunidos vão garantir resultados positivos tanto na sua vida pessoal quanto na profissional.

Pesando nisso, a PNL desenvolveu 3 pilares capazes de auxiliar chegar onde tanto almeja. Observe:

  • Autoconhecimento: conhecer seu próprio estado emocional é importante para conseguir identificar o que precisa ser mudado e o que pode ser melhorado
  • Comunicação assertiva: externar exatamente o que quer, utilizando de palavras positivas para ajudar a materializar seus sonhos ou objetivos.

Além disso, é importante para deixar claro para outras pessoas o que você não gosta ou concorda, evitando vários impasses.

  • Foco nas soluções: A PNL auxilia a desenvolver uma maior objetividade em relação a encontrar soluções, despertando a criatividade e mantendo o foco.

Conclusão

Portanto, para mudar o seu estado emocional comece pelos pensamentos, pois são eles os responsáveis por criar uma postura positiva ou negativa em cada situação.

Além disso, pratique o exercício de autoconhecimento, tenha uma comunicação assertiva e foque nas resoluções, não nos seus problemas.

Aceite o que você não pode controlar, mas se concentre naquilo que está no seu controle, transforme a sua postura e comportamentos para uma vida mais cheia de realizações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.