Como o meio ambiente influencia na minha vida?

por | 29, jul 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Toda pessoa possui características biológicas e comportamentais diferentes. Porém, você sabia que a influência do meio afeta diretamente qual tipo de pessoa você vai se tornar e a maneira que vai agir?

Parece loucura, mas não é. Por mais que o lugar em que você esteja inserido não seja obrigatoriamente capaz de moldar sua personalidade por fatores internos inerentes a você, ele tem sim grande influência sobre a sua vida.

Por isso é tão importante frequentar ambientes que façam com que você se sinta bem e manter pessoas boas ao seu redor também.

Nesse sentido, Robert Dilts, nos seus estudos sobre níveis neurológicos, traça uma ligação profunda sobre o ser, relacionando quem somos ao ambiente que frequentamos.

Continue lendo o texto para saber mais sobre o tema.

É possível que os comportamentos ao meu redor tenham influência nos meus próprios comportamentos? 

Fatores externos são fundamentais para formação e crescimento de um indivíduo.

As noções de caráter e ética e moral são as mais afetadas quando o desenvolvimento de uma criança não ocorre de maneira saudável.

Nesse panorama, a influência do ambiente para quem cresceu rodeado de amor, com todas as suas necessidades básicas supridas e com tempo de estudo e lazer, é completamente diferente de uma criança que cresceu sem nada disso.

É claro que não necessariamente vai afetar na personalidade de todas as crianças com uma infância difícil, nem todas vão ser problemáticas ou introvertidas.

No entanto, essas são características típicas de quem sofreu algum tipo de trauma ou restrição.

Estudar os comportamentos sociais não é uma ciência exata, uma vez que, como já mencionado, existem as características biológicas para balancear.

Além disso, podemos citar ainda a classe social, gênero, idade, religião e até costumes regionais.

Por exemplo, já parou para pensar sobre o motivo pelo qual é comum grande parte das mulheres sentirem medo de andar sozinha a noite?

O ambiente feminino é repleto de assédios e casos de violências, então entende-se que desenvolver medo de estar sozinha a noite é uma resposta lógica as atrocidades que acontecem nesse horário (por haver poucas pessoas na rua).

Isso também explica a barreira dos idosos com as novas tecnologias, pois no ambiente em que estão inseridos, elas também não são bem aceitas.

Consequência do ambiente na construção da minha personalidade

A formação da personalidade inicia-se na infância, pelo contato com a sua família.

Depois, outros grupos também terão influência, como as relações que a criança mantém na escola, a religião (caso a possua), os amigos e a vizinhança.

Com o crescimento, o ciclo social tende a aumentar junto.

Seguindo esse raciocínio, você já deve ter observado que sua personalidade não foi a mesma a vida toda.

Isso não aconteceu apenas por conta da transição das fases (infantil, adolescência, adulto e senil), mas sim por causa dos ambientes que frequentava, as pessoas que tinha ao redor e as experiências que teve.

Quantas e quantas vezes já pensamos aquela frase: “se eu tivesse a maturidade que tenho hoje aquilo nunca teria acontecido”?

Não teria mesmo! É comum desconsiderarmos o ambiente nessa situação e levarmos em conta apenas a experiência própria.

Por mais que o ser humano aprenda com os próprios erros, ele também é capaz de aprender pela observação do comportamento dos outros e com as consequências deles.

Isso significa que se alguém do seu meio já tivesse passado por um problema semelhante ao que você passou é provável que você tivesse se saído melhor, mesmo que nunca tenha tido aquela experiência.

Conclusão

É extremamente necessário escolher com atenção e cuidado os ambientes que você frequenta.

Pois, por sermos mutáveis, a nossa forma de agir, pensar, encarar situações e, de modo geral, todos os nossos comportamentos e traços da nossa personalidade, sofrem influência do meio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.