Dentro dos princípios do Caibalion, o segundo a ser visto é o princípio da correspondência.
Esse princípio diz, em seu conceito básico, o seguinte: “o que está em cima é como o que está embaixo, e o que está fora é como o que está dentro”.
Mas o que isso significa? Como o princípio da correspondência pode afetar a sua vida?
Isso é o que nós iremos mostrar, a partir de agora, nesse artigo completo sobre o tema.
O princípio da correspondência
“O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo está em cima, e o que está fora é como o que está dentro”.
Ao pegar essa frase do Caibalion, sobre o princípio da correspondência, você pode ter uma ideia de que: se fizermos uma reflexão profunda, se nos voltarmos para nós mesmos, a quem nós somos lá no nosso interior, lá no nosso fundo, nós estamos nos conhecendo muito mais do que nós mesmos.
Como assim?
Isso significa que nós estamos conhecendo todo o Universo, a partir disso, porque o que está no macro (Universo) é o que está no micro (você), o que está dentro está fora.
Então, o que está dentro de nós é o que está fora, e o que está fora é o Universo, então por meio desse princípio da correspondência é possível que você possa conhecer o todo a partir do maior conhecimento de si mesmo.
Os planos da correspondência
Dentro do princípio da correspondência nós temos os três grandes planos que estão interligados entre si:
- O grande plano físico
- O grande plano mental
- O grande plano espiritual
A maior parte das pessoas, infelizmente, passa toda a sua existência vivendo dentro do grande plano físico, e acredita que tudo ocorre apenas dentro dele.
Entretanto, há plano muito maior e mais complexo que é o plano espiritual, que algumas pessoas irão alcançar e outras, que sequer acreditam nele, não poderão.
Quanto mais vamos subindo na nossa escala de conhecimento e de consciência, então mais alcançamos o próximo plano.
O fato é que o princípio da correspondência afeta muito a sua vida a partir do momento em que você leva em consideração a frase: o que está dentro está fora, o que está em cima está embaixo.
Quanto mais você trabalha o seu interior e quanto mais você se transformar por dentro, então mais o exterior irá espelhar exatamente aquilo que está dentro de si.
Quanto mais nós crescemos, então mais o nosso exterior espelha tudo o que temos dentro de nós mesmos e mais feliz e realizada é a nossa vida.
A partir do momento em que você vai aprofundando-se nesse conhecimento, começa a perceber os padrões que existem na sua vida e como moldam todas as coisas dentro dela.
Os seus relacionamentos (amorosos, amizade, familiares), a sua atuação profissional, os problemas que você enfrenta, enfim, tudo o que acontece em sua existência.
A quebra desses padrões irá melhorar muito a sua vida, de modo que você não possa mais sofrer com o que aconteceu no passado e assim é possível modificar a sua vida, de forma consciente, sem repetição de padrões.
Conclusão
Como você viu, o princípio da correspondência nos ensina que tudo o que está em cima está embaixo, tudo o que está fora está dentro, e vice-versa.
Neste texto, mostramos a você como esse princípio nos ajuda a encontrar os padrões que vivemos ao longo de nossas vidas, muitas vezes de forma inconsciente, e que podem estar atrapalhando nossa evolução.
A partir do momento em que você descobre que o exterior apenas espelha o seu interior e obtém conhecimento para ir entendendo e quebrando esses padrões, então mais é possível mudar a sua vida e vivê-la de forma plena e realizada.
Gostou do artigo de hoje sobre como o princípio da correspondência pode afetar a minha vida?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
0 comentários