Como os pensamentos afetam nosso corpo

por | 11, ago 2020 | Saúde | 0 Comentários

Os pensamentos possuem uma relação direta com a saúde física e emocional dos indivíduos.

Já percebeu que quando você se lembra de alguma coisa positiva suas emoções tendem a sintonizar com um estado de alegria plena como se estivesse revivendo aquele momento? 

E quando você pensa muito em alguém que ama e todas as suas emoções começam a aflorar?

Isso acontece porque o cérebro não consegue distinguir o que é real do que é imaginário para produzir as emoções e reações do corpo que são originadas a partir de um pensamento.

Esse fato pode, claramente, ser observado em situações de estresse em que seu corpo começa a responder com uma dor de cabeça forte ou até durante a ansiedade em que, principalmente, seu sistema digestivo responde.

Sendo assim, as emoções e pensamentos têm poder de influenciar o bem-estar e prejudicar os resultados em diversas áreas corporais como a temperatura, frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e tensão muscular.

Suas consequências podem ainda atingir toda a sua vida pessoal, profissional e financeira.

A medicina evoluiu para já não mais tratar o corpo e a mente de forma separada, já que ambos estão conectados. Continue a leitura para entender melhor.

O impacto dos pensamentos na nossa realidade

Os pensamentos podem influenciar tudo ao seu redor e isso pode ser para o bem ou para o mal. 

Nesse sentido, palavras negativas somadas as crenças limitantes, podem atrair coisas bastante ruins para a sua vida. 

O que pode, dessa forma, te atrapalhar a batalhar pelos seus sonhos e impedir de viver em plenitude. 

Como já mencionado, isso também tem influência na saúde, o que exige uma atenção redobrada. 

Uma vez que, o ser humano tem a péssima mania de, muitas vezes, desconsiderar que a maneira como reage aos acontecimentos da sua vida pode ser associada à causa das suas aflições e desequilíbrios físicos. 

Desse modo, uma simples dor de cabeça, por exemplo, pode estar relacionada a preocupações, pensamentos sem conclusão e estresse.

Já os pensamentos e palavras positivas, de maneira contraria, tem a possibilidade de vibrar em uma frequência capaz de atrair coisas boas para a sua vida.

É possível controlar as minhas emoções e sentimentos?

Não é possível controlar a maneira que você se sente sobre alguém ou sobre alguma coisa, mas você pode sim evitar determinadas situações que podem fazer você despertar alguns sentimentos.

É comum das pessoas desenvolverem uma postura relacionada a transferência de culpa para não aceitar as consequências dos próprios atos.

Já que é muito mais fácil culpar os outros ou até algumas situações ao invés de a si mesmo.

Dessa forma, é refletir sobre a origem dos pensamentos que, muitas vezes, podem estar codificados no seu inconsciente é essencial para conseguir, de certa forma, controlar seus sentimentos e, assim, mudar os seus resultados.

Independentemente de qual seja: conquistar seus sonhos, evoluir pessoalmente ou sucesso profissional. 

Nesse contexto, cuidar bem da sua saúde mental traz um impacto positivo na saúde do seu corpo. 

Isso é notado na melhoria da qualidade de vida das pessoas que conseguem alterar o padrão de pensamento, ou seja, substituir pensamentos ruins por bons e, também, evitar alguns sentimentos que não agregam.

As melhoras técnicas usadas para essa finalidade são a terapia, meditação, musicoterapia e sons binaurais.

Conclusão

Portanto, percebe-se a necessidade de possuir pensamentos positivos para a saúde integral do corpo, seja física, seja emocional.

Afinal, otimismo mantém sua saúde em dia!

Além disso, compreender as emoções e evitar desgastes mentais pode ser uma ótima maneira de também preservar o seu corpo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.