Como posso melhorar minhas capacidades e habilidades

por | 31, jul 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

É um erro comum pensar que se você não nasceu com determinada habilidade, então não deveria tentar desenvolvê-la.

Todo mundo com esse tipo de pensamento considera que existe apenas as capacidades naturais, ou seja, aquelas que não precisam ser ensinadas.

No entanto, apesar de muitos dons serem natos, existem aqueles que podem ser adquiridos com muita prática e dedicação.

Por exemplo, não é porque você não nasceu sabendo desenhar que essa habilidade não pode ser adquirida com muitas tentativas, observações e esforço.

O mesmo ocorre com pessoas que sonham em cantar, mas não sabem. Basta buscar uma aula, estudar as teorias e técnicas, aprender o melhor tom que se encaixa na sua voz e treinar.

Além disso, mesmo para quem é privilegiado por possuir determinado talento, caso não procure maneiras de aperfeiçoá-lo, jamais vai conseguir sair do lugar. 

Pensando nisso, neste artigo você encontrará dicas para melhorar suas capacidades, continue lendo para entender melhor.

Dicas para aperfeiçoar suas capacidades

Motive-se a melhorar

O passo inicial para quem deseja aperfeiçoar sua habilidade, seja ela qual for, é ter certeza que SEMPRE vai existir alguma coisa para melhorar.

É claro que você é bom no que faz, mas a autocrítica construtiva pode ser muito útil para continuar te impulsionando a alcançar mais.

Não precisa ser depreciativo demais, nem considerar que tudo o que você faz é ruim, porque não é.

Perguntas como “o que posso fazer para melhorar?” ou “e se eu fizesse isso de forma diferente?” precisam ser constantes em qualquer conteúdo que você for produzir.

Ou, ainda que seja para consumo próprio, você sempre pode melhorar para você mesmo.

Permanecer na zona de conforto faz parecer que você tem uma fórmula certa e tem medo de ousar.

A velocidade presente na atualidade faz com que apareça técnicas novas que caso você não esteja familiarizado, torna-se um profissional ultrapassado, o que não é nem um pouco atrativo para os olhos do público.

Tenha foco

Caso o seu trabalho e renda dependam inteiramente da sua habilidade, pode ser que você esteja exigindo demais de você e isso pode ser muito estressante.

É humanamente impossível manter o foco durante muitas horas seguidas, independentemente de qual esforço sua capacidade imponha.

Por isso, conhecer seus próprios limites para aprimorar suas habilidades é essencial.

Poucas horas diárias são bem mais proveitosas para produzir conteúdo de qualidade do que muito tempo se obrigando a se concentrar.

Portanto, separe horários certos para se dedicar totalmente as suas habilidades e não ultrapasse deles. 

Procure, também, distrações todos os dias, não gaste todo o seu tempo se preocupando em ser produtivo. Os “descansos” são importantes pois eles permitem seu cérebro “se renovar”, estimula sua criatividade.

Saiba ouvir e aprender

Muitas vezes quando você está muito envolvido em algum projeto, seu nível de estresse está elevado e a cobrança (sua ou de terceiros) para a finalização pode te impedir de encontrar soluções básicas.

Nesse sentido, a capacidade de observar, refletir, se atentar aos feedbacks e aprender com base nos erros e acertos que cometeu, podem te ajudar a sair dessa.

Prestar atenção é, de longe, uma das melhores opções para achar respostas e se aperfeiçoar.

No entanto, não seja inocente, esteja sempre aberto a ouvir opiniões e críticas mas saiba filtrar aquelas que são construtivas.

Afinal, você é quem conhece melhor sua habilidade, então a palavra final é sua.

Conclusão 

Logo, fica evidente que não é necessário ter nascido com alguma capacidade, pois como muita dedicação você pode alcançar tudo o que quiser.

Para aprimorar sua habilidade não perca seu foco, mas saiba encontrar um período de descanso também. Além disso, esteja disposto a ouvir conselhos e acredite que mesmo sendo muito bom, há sempre uma maneira de melhorar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.