Como quebrar padrões negativos

por | 24, set 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Os padrões negativos são capazes de te atrapalhar a chegar onde deseja. 

Sabe aquela voz que você ouve no seu interior te dizendo que você não pode fazer alguma coisa ou ser alguma coisa? 

Você, provavelmente, a considerava a sua própria consciência, mas não é assim. 

Caso essa voz esteja sempre a te depreciar e a te convencer da sua “incapacidade”, pode ter certeza, que você está preso em padrões que são prejudiciais para sua saúde e para o seu sucesso. 

Aquela expressão famosa é a melhor explicação aqui: “uma mentira contada mil vezes torna-se verdade”. 

Você repete tantas vezes o mesmo para si que com um tempo começa a acreditar, afinal sua mente também pode ser enganada. 

Por exemplo, se na infância, a sua mãe era daquelas que forçava a ordem de que você não devia falar com estranhos, provavelmente, hoje você não é do tipo de pessoa que puxa assunto em lugares públicos, como bancos e onibus.

Isso acontece porque foi internalizado dentro de você, inicialmente, com o objetivo de te proteger, mas aí você construiu um padrão negativo relacionando pessoas que você não conhece com perigo.

Esse foi apenas um exemplo mais simples, porém na sua vida, caso não esteja conseguindo chegar onde tanto deseja, pode ser que o problema esteja dentro de você.

Por vezes o problema está presente em um ciclo vicioso invisível criado pela sua própria mente graças a mensagens negativas, comportamentos e padrões.

Por isso é importante identificar esses padrões negativos para, então, instituir novos hábitos de pensamento mais funcionais e adequados aos seus objetivos de vida. Continue a leitura para compreender melhor.

O que posso fazer para mudar meus padrões negativos? 

Agora que você já sabe sobre os perigos relacionado aos padrões negativos, provavelmente, deve estar se perguntando o que fazer para muda-los. 

Se esse for o seu caso, o primeiro passo já está sendo tomado. A iniciativa é essencial para mudar qualquer pensamento negativo existente.

Sendo assim, você precisa se propor a entender e depois estar disposto a mudar.

Pensando nisso, logo abaixo você encontrará uma lista com algumas dicas destinadas a reduzir os hábitos e impactos negativos que você possui. Observe a seguir.

  1. Identifique os pensamentos negativos que possui

Primeiramente, você sabe que os pensamentos têm uma influência gigante sobre seus sentimentos e comportamentos, certo? 

Dessa forma, organizar aqueles que te afetam negativamente vai te tornar mais consciente e aumentar sua capacidade de encontrar pensamentos mais saudáveis.

A melhor jeito de fazer isso é em forma de lista, assim você pode ir acrescentando sempre que eles surgirem.

  1. Encontre razões para os padrões negativos

Achar qual é a origem pode te ajudar a entender porque esses pensamentos continuam voltando, uma vez que seja possível que eles sejam resultado de algum evento do passado.

  1. Reconheça as consequências desses padrões

Isso pode te estimular a mudar, pois quando você enxerga o quanto pode te prejudicar vai desejar sair dessa situação mais rápido. 

Conclusão

Por fim, evidencia-se que aprender a não ficar preso em padrões negativos é essencial para ter uma vida feliz e satisfatória.

Nesse sentido, é extremamente necessário que você seja sincero com você mesmo para que possa refletir direito sobre os sentimentos que tem e, também, as ações que assume. 

A quantidade de pensamentos negativos e o tempo que você os mantém, é capaz de aumentar sua tristeza, infelicidade e pessimismo. Além de afetar sua concentração, motivação e a habilidade de resolver problemas, o que pode te incapacitar de ter êxito na vida. Sendo assim, livre-se de seus padrões negativos o mais rápido possível.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.