Como saber se sou ansiosa?

por | 5, dez 2020 | Saúde | 0 Comentários

Muitas pessoas são ansiosas e sofrem crises constantes, mas não fazem a mínima ideia disso, não só por não procurarem auxílio profissional, mas também por não entenderem os sintomas.

A ansiedade em si é algo normal, desde que o sentimento de ansiedade ou de sentir-se ansioso seja algo passageiro.

É normal que ele surja, por exemplo, quando nós nos encontramos em situações que nos causam inquietação, como antes de uma apresentação em público.

Após passar ou ser resolvido o problema que nos causou o sentimento de ansiedade, o mesmo se dissipa e vai embora, permitindo que a pessoa volte à sua vida normal.

O grande problema é quando a ansiedade torna-se algo patológico, uma doença que impede que você tenha uma vida normal e acaba afetando a sua qualidade de vida, suas relações interpessoais e o seu bem-estar.

Saber identificar que a ansiedade deixou de ser algo normal e tornou-se um transtorno mental é essencial para que você possa saber quando buscar auxílio.

A seguir, iremos mostrar como você pode saber se é uma pessoa ansiosa. Acompanhe!

Você sente medos frequentes

As pessoas que são ansiosas tendem a sentir medos frequentes de alguma coisa, mesmo que seja algo que pareça extremamente racional.

É o caso de sentir medo de sair de casa, de falar em público, de estar sozinho, de estar sendo perseguido, etc.

Na maior parte das vezes, esse medo é algo totalmente infundado e que é criado pela mente ansiosa, sem que realmente exista na realidade.

O medo constante que você possa sentir tende a causar problemas sérios com o passar do tempo, como os ataques ou as crises de pânico.

Você sofre com distúrbios do sono

Os distúrbios do sono estão entre os principais sintomas do transtorno de ansiedade, sendo a insônia o principal deles.

Uma pessoa ansiosa tende a deitar-se na cama, mas não consegue dormir com a cabeça tão cheia de tantas coisas.

Quando alguém não consegue dormir bem de forma frequente, isso acaba por gerar sérios efeitos negativos na vida e no dia a dia dessa pessoa, tais como irritabilidade, fadiga, etc.

Você sofre com sintomas orgânicos

Além dos sintomas psicológicos, ainda há a presença de sintomas físicos ou orgânicos em alguém que sofre com ansiedade.

Os principais são as tensões musculares, que levam a pessoa ansiosa a sentir dor nas articulações e na região cervical, e também problemas digestivos, tais como gastrite, indigestão, diarreia, náuseas e vômitos.

Você sofre com pensamentos obsessivos

Um dos sintomas mais graves do transtorno de ansiedade são os pensamentos obsessivos, que podem trazer problemas mais sérios.

Uma pessoa ansiosa que sofre com um pensamento obsessivo tende a cismar de maneira repetida com algo que viu, algo que ouviu ou simplesmente que criou ou formulou em sua mente.

Isso é sempre algo negativo e, de repente, ela passa a sofrer com sentimentos ruins, de modo que parece que a sua mente possui espaço apenas para problemas e pensamentos tóxicos. 

Conclusão

Como você viu, a ansiedade é algo normal na vida das pessoas e é, inclusive, bom para o instinto de sobrevivência, o problema é quando ele torna-se algo patológico.

Neste texto, mostramos como a ansiedade como um transtorno é extremamente prejudicial para a vida de uma pessoa, assim como também quais são os sintomas principais que podem lhe ajudar a saber se é ansioso ou não.

Gostou do artigo de hoje sobre como saber se sou uma pessoa ansiosa?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.