Falar em público é sobre servir e não ser servido

por | 6, nov 2020 | Desenvolvimento Pessoal, Networking | 0 Comentários

A maior parte das pessoas possui muito medo de falar em público, mas tão prejudicial quanto isso é não saber que a comunicação com o público é uma forma de servi-lo.

É importante saber que você deve passar uma mensagem que seja totalmente direcionada para o público com o qual está falando, buscando ajudá-lo, agregar algo positivo em sua vida.

Você precisa entender que falar em público é sobre servir e não sobre ser servido!

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

A importância de saber passar uma mensagem

Um dos grandes problemas que as pessoas ainda enfrentam quando vão falar em público é sobre a forma de passar a mensagem.

Infelizmente, muitos ainda centram a fala em público em si mesmas, ao invés de pensarem no público que irá receber a mensagem.

A comunicação deve ser sempre focada no outro, no que o outro entende, por isso mesmo é importante saber utilizar a linguagem certa para alcançá-lo com maior eficácia.

Quando você se comunica com seu público, a sua mensagem deve sempre ser direcionada para ajudar o outro, para agregar algo positivo na vida de quem está recebendo-a.

Quem está comunicando-se, falando em público, deve preocupar-se em servir o outro e não em ser servido.

Aquelas pessoas que utilizam a comunicação apenas pensando no benefício próprio tornam-se extremamente egoístas e geram um processo que não é sustentável.

Nunca você conseguirá obter sucesso se fala para si mesmo, apenas tentando beneficiar-se e nunca pensando no próximo, o que não gera interesse e engajamento no que se transmite.

Conheça o seu público

Para garantir que você irá poder falar em público de forma eficaz e servir a quem o está ouvindo, é muito importante conhecer sua audiência.

Afinal, se você não conhece as pessoas para quem está comunicando ou repassando a sua mensagem, como pode então acreditar que irá conseguir obter bons resultados?

Apenas ao conhecer para quem você vai falar em público é que será possível montar uma apresentação que seja eficaz em transmitir a mensagem certa e em atingir as pessoas para gerar valor a elas.

Com esse conhecimento, você pode tomar decisões, como por exemplo, escolher entre qual tipo de linguagem irá utilizar (formal ou informal).

Também será possível pensar nos tópicos que devem ser usados para gerar atenção e engajamento no público presente, do contrário, a sua palestra irá ocasionar pouco interesse e não será marcante para ninguém.

Tendo isso em mente, fica então muito mais fácil que você possa compreender que está servindo e não sendo servido ao realizar uma oratória para o público.

Fazer perguntas e abrir a palestra para o público perguntar é também uma outra forma de mostrar que o seu interesse é em servi-lo, tirando todas as dúvidas que o mesmo possui e enche-lo com soluções para as dores que possui.

Conclusão

Como você viu, muitas pessoas ainda pecam bastante ao falar em público por tentarem focar em si mesmas a oratória, enquanto que o importante, de verdade, é servir à sua audiência, que o está assistindo.

Neste texto, mostramos como é importante fazer uma apresentação em que você gere valor ao seu público, mostrando a ele que está recebendo algo, ao invés de tentar apenas beneficiar-se e se promover, o que não gera resultados reais.

Gostou do artigo de hoje sobre falar em público é sobre servir e não ser servido? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *