Medo de falar em público

por | 30, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

O medo de falar em público é considerado, até hoje, como o maior medo da humanidade, o que interfere diretamente na vida das pessoas em diversos aspectos.

Uma pesquisa do Sunday Times, jornal do Reino Unido, em 2015 mostrou que mais de 40% dos entrevistados por lá possuíam um grande temor em falar em frente a outras pessoas.

Mas esse problema é assim tão sério? Quais são os prejuízos que esse medo pode acarretar na vida de alguém? É possível desenvolver a habilidade de falar em público?

Isso tudo é o que você verá aqui nesse artigo sobre esse tema muito importante!

Medo de falar em público: Os prejuízos que isso acarreta

Como dito anteriormente, o medo de falar em público é o principalmente medo dentro de toda a população mundial.

Os prejuízos causados por esse medo trazem problemas em todas as áreas da vida de uma pessoa, o que pode afetar bastante a sua qualidade de vida.

Os prejuízos sociais e profissionais, com certeza, estão entre os principais causados por esse medo, o que pode acarretar grandes problemas em um profissional dentro de uma empresa, por exemplo.

Quando você tem dificuldade para expressar-se e se comunicar no trabalho, isso pode lhe render enormes perdas de ascensão profissional.

O mesmo acontece com quem está na escola ou na faculdade, pois a dificuldade de apresentação em público pode acabar afetando o desenvolvimento do aprendizado e até faz o indivíduo pensar em largar os estudos.

Diversas pessoas acabam desenvolvendo quadros mais graves de ansiedade e até mesmo de fobia social pela dificuldade em falar na frente em outras pessoas, o que atrapalha a socialização.

Ou seja, no final, quem tem medo de falar em público sofre muito!

Quais são os benefícios que uma boa comunicação traz?

Aprender a falar em público e a comunicar-se bem traz diversos benefícios, por isso que é tão importante esse desenvolvimento pessoal.

Uma boa comunicação permite que você possa alinhas as informações com diferentes grupos, evitando compreensões erradas e mensagens equivocadas.

Entre os principais benefícios de comunicar-se bem estão:

  • Redução de desentendimentos e discussões/brigas
  • Maior engajamento que ocorre entre as pessoas
  • Maior organização
  • Aumento da produtividade por estar melhor informado
  • Maior respeito às opiniões alheias
  • Estímulo constante às melhorias

Falar bem em público não é um dom

Muitas pessoas ainda acreditam que falar em público é um dom, ou seja, que alguém já nasce com o dom da oratória, o que é um grande erro.

Falar bem em público não é um dom, muito pelo contrário, trata-se de uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que seja colocada em prática.

É preciso treino e dedicação para aprender a falar bem em público e ir cada vez melhorando mais em termos de evolução.

Portanto, procure por um profissional que o ajude a perder o medo de falar em público e a desenvolver a habilidade da comunicação, pois isso irá melhorar muito a sua vida.

Conclusão

Como você viu, o medo de falar em público ainda é o maior em toda a humanidade, afetando a vida de milhões de pessoas, levando a uma péssima qualidade de vida.

Neste texto, mostramos a você quais são os prejuízos ocasionados por esse medo, os benefícios que uma boa comunicação pode proporcionar para a sua vida e ainda como é possível desenvolver essa habilidade.

Gostou do artigo de hoje sobre o medo de falar em público

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.