O poder do Storytelling para fisgar a atenção do seu público

por | 9, nov 2020 | Desenvolvimento Pessoal, Networking | 0 Comentários

Se você nunca ouviu falar sobre o Storytelling, então deve saber que está perdendo o auxílio de uma grande estratégia que ajuda a fisgar seu público e aumentar o número de vendas.

Mas o que é o Storytelling?

O objetivo desse artigo é, justamente, mostrar tudo a respeito dessa técnica e mostrar como ela é poderosa para atrair a atenção do seu público para fisgá-lo de vez.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é o Storytelling?

As histórias existem há muito tempo, desde muito antes de existir a linguagem propriamente dita, ou seja, a forma como nos comunicamos atualmente.

Ao longo da evolução humana, nós fomos feitos para prestar atenção em histórias e passamos conhecimento para outras gerações através dessas histórias.

E o Storytelling é, justamente, a habilidade de contar histórias por meio do uso de enredos que sejam bem elaborados, narrativas que sejam envolventes e ainda utilizando-se de recursos audiovisuais.

Essa técnica, muito presente no marketing digital, possui um caráter persuasivo e é muito utilizada com o intuito de ajudar a promover um negócio e fazer a venda de produtos e serviços de maneira indireta.

Você pode encontrar o Storytelling nas mídias tradicionais, como jornais, até as mídias digitais, como sites/blogs e redes sociais.

É justamente fazendo uso da habilidade de contar histórias que, apropriando-se das técnicas específicas, devemos ir lapidando as histórias que contamos para gerar engajamento com nosso público-alvo.

Os três elementos do Storytelling

Para criar um bom Storytelling é muito importante ter a base de sustentação da técnica, fundamentada por três elementos (o tripé) que devem estar conectados entre si:

  • Técnicas Narrativas: é nesta primeira etapa que são definidos os caminhos conceituais que serão essenciais para sustentar o conteúdo da história
  • Conteúdo Narrativo: essa é a parte mais importante, mais conhecida e que é mais explorada dessa técnica, sendo ela que “dá vida” à habilidade de contar histórias
  • Fluidez: uma boa história a ser contada precisa ser consistente, contínua e não ser interruptiva. A ideia da fluidez é criar experiências agradáveis que ajudam fisgar a atenção do seu público

Os benefícios de utilizar o Storytelling

Essa técnica é extremamente benéfica para atrair e fisgar a atenção do seu público-alvo, mas a importância dela vai muito além disso.

Utilizar o Storytelling traz diversos benefícios, como:

  • Fisgar a atenção do seu público
  • Fidelizar clientes
  • Criar autoridade de marca/empresa
  • Aumentar o engajamento do público (seja no seu site/blog ou redes sociais)
  • Conseguir mais vendas

Sem nenhuma dúvida, um dos benefícios maiores dessa técnica é a capacidade que ela possui de conseguir engajar os consumidores, por meio da criação de um senso de proximidade e identificação entre os clientes e a sua marca.

Para isso é preciso que o conteúdo criado no Storytelling ajude a fazer com que o leitor sinta-se identificado com o que está sendo contado ali, observando suas dores e as formas de solucioná-la.

Essa técnica persuasiva não é invasiva, ao contrário do que acontece com outros tipos que são utilizados no marketing digital, por isso ela é tão vantajosa em termos de retornos.

Conclusão

Como você viu, o Storytelling é uma técnica importantíssima para fisgar a atenção do seu público, aumentando as conversões de clientes e a geração de vendas. 

Neste texto, mostramos como ela é essencial para engajar o público, os três elementos essenciais para criar uma boa história e os principais benefícios dessa técnica.

Gostou do artigo de hoje sobre o poder do Storytelling para fisgar a atenção do seu público? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.