Muitas pessoas já conhecem os excelentes benefícios proporcionados pelo copywriting em uma estratégia de marketing e de vendas, e já colhem os bons frutos dela para o seu negócio.
Entretanto, ainda há aquelas que nunca ouviram falar ou ainda não atentaram-se para a importância dessa estratégia de marketing e em tudo o que ela pode representar para uma empresa em termos de conversões de vendas.
Pensando nisso, nosso objetivo aqui é mostrar o que é copy, além também de deixar bem claras todas as vantagens de utilizá-lo.
Quer saber tudo sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Copy: O que significa?
O copy (ou copywriting) trata-se de uma estratégia em que é feita a produção de textos persuasivos com a finalidade de conseguir gerar conversões e vendas para um negócio.
Ao contrário de um texto tradicional, em que o intuito é apenas informar, no copy a pessoa que escreve o faz com o uso de artifícios (como é o caso dos gatilhos mentais) para convencer o leitor a tomar uma determinada decisão.
Essa conversão que pode ser desejada pelo negócio é, mais comumente, a venda, mas também poderá ser com o objetivo de converter downloads, inscrições, etc.
Um dos principais elementos do copy é a chamada de ação (call to action ou CTA), na qual o leitor será induzido a realizar aquela ação que foi proposta por quem escreveu o texto.
O que considerar ao criar um copy?
Para que você possa realizar a criação de um bom copy, existem alguns fatores que devem ser considerados, como:
- Compreender quem é o seu público-alvo: é preciso definir a sua persona para que você possa criar um texto que seja voltado para ele, alcançando assim melhores resultados
- Defina qual será a linguagem utilizada: o tom e a linguagem a serem usados no seu copy devem estar de acordo com o seu público-alvo, pois a mensagem deve ser direcionada para ele
- Crie títulos que sejam matadores: o título é o primeiro elemento que o leitor verá do seu texto, por isso ele precisa ser um dos pontos mais relevantes do seu copy, para convencer aquela pessoa que o encontrou a ter vontade de ler o conteúdo
- Utilize verbos de ação: os verbos de ação são essenciais para dar uma sensação de urgência ao leitor, o que irá fazer com que ele sinta a necessidade de ler o seu conteúdo (alguns exemplos de verbos de ação são entenda, avalie, baixe)
- Use números e pesquisas: esses dados são importantes para dar credibilidade ao seu conteúdo, passando uma maior confiança aos leitores
- Use gatilhos mentais: os gatilhos mentais são elementos muito importantes que ajudam a fazer a diferença na experiência do leitor com o seu conteúdo. São eles que irão conduzir aquela pessoa que está lendo o texto a tomar decisões, seja pelo senso de urgência ou pela reciprocidade (que são gatilhos mentais importantes)
Conclusão
Como você viu, escrever uma copy é algo bem diferente de criar um conteúdo tradicional, cujo intuito é apenas informar e não convencer o leitor a tomar uma determinada decisão ou ação, que irá beneficiar o seu negócio.
Neste texto, mostramos o que é uma copy, mas mais do que isso, demos algumas dicas importantíssimas que irão ajudar você a entender muito melhor como criar um texto persuasivo e que ajude a converter mais.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é uma copy?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
0 comentários