O que é esse tal propósito de vida? Descubra

por | 8, jul 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Nos dias atuais, é muito comum ouvirmos falar sobre propósito de vida, que todos nós o temos e que precisamos descobrir qual é o nosso para que tudo possa fazer sentido.

Descobrir quais são nossos objetivos faz bem para nosso corpo, alma e proporciona longevidade com mais qualidade de vida.

É fundamental criar metas e cumpri-las, ser otimista e altruísta e compreender sua importância e saber que pode contribuir imensamente para algo, seja a preservação do meio-ambiente, a construção de uma empresa, a saúde das pessoas, etc.

E para que possamos te ajudar a descobrir seu propósito de vida, criamos esse artigo com informações muito importantes.

Se quiser saber mais e entender melhor seus objetivos, continue conosco até o final!

O que é um propósito de vida?

Pense no propósito de vida como etapas que devemos cumprir, mas que são interdependentes. Como assim?

Quando pensamos em construir algo ou preparar um alimento, por exemplo, precisamos seguir uma determinada sequência para que o resultado seja positivo.

Não é possível começar a construção de uma casa pelo telhado ou adquirindo móveis, sem que antes tenhamos feito toda a fundação, estrutura, paredes, etc. 

Somente com a casa pronta é que podemos pensar em itens de necessidade ou decoração.

Nosso propósito de vida funciona da mesma forma. Não devemos pular nenhuma etapa se quisermos um resultado satisfatório.

Por que ter um propósito de vida?

Quando fazemos algo por fazer, normalmente não chegamos a lugar algum e, em muitos casos, ficamos com uma sensação de vazio, de que alguma coisa está faltando, ou seja, nos sentimos incompletos.

Mas quando descobrimos quais são as coisas que nos completam, fica mais fácil estabelecer metas para cumpri-las e estrutura-las de modo que possamos tornar todas realidade.

E para começarmos a entender qual é o nosso propósito, precisamos nos fazer algumas perguntas. Veja quais são:

  • Qual é o seu papel na Terra?
  • Qual ou quais impactos você causa no mundo?
  • O que faz você feliz?

Quando conseguimos responder a essas perguntas, passamos a nos entender melhor, saber o que nos trás felicidade, quais atividades nos deixam completos. 

E, a partir deste ponto, podemos conciliar nossas obrigações com as tarefas que nos preenchem

Fatores que podem impedir você de encontrar seu propósito

As principais coisas que bloqueiam a realização dos objetivos das pessoas são as crenças negativas, como por exemplo, quando nos impedimos de estar diante de situações que ofereçam risco e procuramos nos beneficiar de coisas que darão proteção ou segurança.

Precisamos identificar quais são essas crenças negativas e convertê-las para positivas. Desta forma, poderemos colocar nossos projetos em prática, sem medos ou receios.

Defina seu propósito de vida

Comece a analisar seu dia-a-dia e tente descobrir quais das suas atividades fazem você se sentir motivado, apaixonado, ou que você faz com toda dedicação.

Ao final do dia, reflita por aproximadamente dez minutos sobre como foi o seu dia, o que você fez e, dentre estas coisas, quais delas te trouxeram satisfação ou entusiasmo. 

Não importa qual tipo de atividade ou em que ambiente tenha sido (no trabalho, em casa, na rua), apenas tome consciência e tente enxergar tudo com muito cuidado e atenção.

Se após refletir, não chegar a nenhuma conclusão, responda as perguntas a seguir em um papel:

  • Qual a coisa mais importante em minha vida?
  • Qual o maior obstáculo que já superei?
  • Quais são as pessoas que mais admiro? Por quê?
  • Quais são os assuntos que mais me empolgam?
  • Quais meus pontos fortes e fracos?
  • Como me vejo daqui a cinco, dez ou vinte e cinco anos?
  • O que mais lamento não ter feito ainda em minha vida?

Conclusão

Neste artigo, pudemos mostrar a importância de se ter um propósito de vida, assim como algumas perguntas que precisamos fazer para obtermos autoconhecimento.

Gostou das informações sobre propósito de vida?

Deixe-nos um comentário abaixo. Assim, em caso de dúvidas, poderemos te ajudar fornecendo mais informações

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.