O que é filosofia Kaizen

por | 3, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal, Propósito de Vida | 0 Comentários

Todo mundo deseja mudar alguma coisa, todos os seres humanos precisam evoluir para despertar um potencial infinito que já está dentro de cada um. Para isso, existem diversos métodos e um dos mais efetivos é o Kaizen

Mas, afinal: o que significa exatamente esse método Kaizen

Bem, é uma filosofia japonesa voltada para a melhoria contínua em todas as áreas da sua vida, pode ser social, profissional ou até mesmo familiar.

Sua origem foi no Japão, pouco tempo depois do final da 2ª Guerra Mundial, uma vez que surgiu a necessidade extrema de reconstrução do país.

Segundo os defensores da corrente de pensamento, não se deve passar nenhum dia sem que uma melhoria seja inserida na sua rotina, o princípio é que sempre é possível fazer melhor.

Dessa forma, basicamente, essa filosofia objetiva incluir melhorias consistentes no cotidiano capazes de cumprir um único objetivo: fazer com que você seja melhor hoje do que era ontem.

Nesse sentido, a busca pelo autoconhecimento e também pelo aperfeiçoamento pessoal, pode levar as pessoas a procurarem truques ou atalhos para facilitar a trajetória, mas não é assim que funciona.

A vida é feita por altos e baixos, sendo assim, erros e acertos são os esperados e o sucesso não é vai ser alcançado de uma hora para outra, você precisa lutar muito por ele.

As pessoas bem-sucedidas não tiveram “sorte” ou uma grande oportunidade, elas tiveram uma série de pequenos passos consistentes para conseguir chegar onde estão hoje.

Continue a leitura do artigo para entender melhor sobre esse tema. 

Mudanças radicais não existem

Como já foi mencionado, o Kaizen ajudou a reconstruir quase que totalmente um país destruído pela guerra e Japão se tornou uma das maiores potências mundiais. 

Nesse cenário, para que isso acontecesse, ainda na época, foi preciso que nascesse uma mentalidade nos governantes de que, primeiro, seria possível prosperar em meio ao caos.

Depois disso, um conjunto de pequenas mudanças positivas diárias e significativas foram implantadas para só assim, em médio ou longo prazo, os resultados aparecerem.

Voltando a realidade de hoje, não existe a fórmula exata para alcançar o sucesso, seja ele qual for, ou apenas um caminho.

Sendo assim, o ideal é não arriscar com mudanças radicais em pouco tempo, mas sim, promover pequenas melhorias por vez, porque elas serão mais fáceis de serem implantadas na rotina, por meio do método de Kaizen.

E a soma de todas essas pequenas melhorias, no final, leva a um grande resultado.

Dicas para alcançar o sucesso

A disciplina talvez seja o maior ingrediente para alcançar o sucesso. Não basta apenas querer, tem que lutar muito para chegar lá!

Nesse panorama, a criação de uma rotina que favoreça o indivíduo alcançar o sucesso é essencial. Por exemplo, se o seu objetivo for acadêmico, proponha-se a ler artigos ou a estudar determinado número de horas por dia.

Além disso, é imprescindível que você também estipule um horário certo para acordar e dormir, porque isso vai te deixar mais disposto. 

Outra dica ótima também, diz respeito a criação de pequenas metas diárias, uma vez que, de acordo, com o método Kaizen, você deve melhorar a cada dia para que alcance seus sonhos.

Desse modo, é melhor se dispor de pequenas metas que serão possíveis serem concluídas do que grandes projetos que funcionarão por apenas um tempo.

Por fim, você precisa criar bons hábitos, mantenha sua produtividade constante, esteja disposto a somente aumenta-la, não permita que ela diminua.

Conclusão

Pelo método Kaizen você pode aprimorar seu dia-a-dia, com pequenas melhorias, e se impulsionar a concluir seu objetivo. 

Portante, elimine da sua rotina costumes limitantes, como a preguiça e o sedentarismo, persista para conquistar o que sonha e só pare quando chegar lá.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.