É muito comum que pessoas, por muitas vezes, criem desavenças uma com as outras e acabem por não resolver esse conflito, isso futuramente resultará uma mágoa.
Esse ressentimento sustentado em sua mente e coração pode ter influência em diversas áreas da sua vida, além de te impedir de seguir em paz consigo mesmo.
Um cenário pior ainda é quando a situação é prolongada, o que antes era um sentimento derivado da tristeza se transforma em raiva e você está fadado a viver agora com o rancor.
É importante sim, sentir todas as emoções, sejam elas boas ou ruins, no entanto é preciso se prender as boas para viver bem e deixar as ruins saírem.
A resolução de conflitos é mais difícil para algumas pessoas por muitos fatores, às vezes orgulho, às vezes até dificuldade mesmo de identificar que está ressentido.
Continue na leitura do post para entender melhor sobre a mágoa.
Uma discussão sobre a mágoa
A mágoa é como uma ferida encontrada no coração.
Pode até ser pequena e superficial, mas caso ela continue sendo alimentada, poderá crescer muito a ponto de não apenas te desagradar, mas machucar.
Uma das piores características da mágoa é a capacidade de te fazer reviver exatamente o motivo que te levou a essa situação.
É tão incômoda que a sensação é de que você estivesse revivendo aquele momento.
Esse é, precisamente, o sentido da palavra “ressentir”, ou seja, a habilidade de sentir outra vez e, em vários casos, tornar a sentir muitas vezes. É por isso que com o tempo, fica cada vez mais difícil se livrar do ressentimento.
A mágoa pode se disfarçar de amor-próprio na intenção de te convencer a guardá-la, como se fosse uma espécie de autopreservação.
Por exemplo, a dificuldade de perdoar pode sim te proteger de se decepcionar mais uma vez, mas também atrasa sua vida e pode te impedir de conhecer ou viver momentos que seriam bons para você.
Logo, visando amenizar os conflitos emocionais, é preciso que aprendamos a abrir mão de memórias ruins para que possamos viver em paz.
Como lidar com a mágoa
A primeira coisa que você precisa entender (e aceitar) é que: você não é uma pessoa ruim ainda que esteja com sentimentos ruins.
Você é apenas um ser humano, que possui fraquezas e desavenças acontecem a todo momento. Algumas são mais difíceis de se livrar do que outras, mas todas são passíveis de descarte.
Nesse panorama, para conseguir lidar de maneira saudável com a mágoa, você precisa entender qual é o motivo de estar ressentido.
Após essa reflexão, faça o possível para tentar conciliar de maneira pacífica, com muita conversa e respeito.
Qualquer problema, por menor que seja, ainda é um problema. Não sinta vergonha de expressar o que você está sentindo, não é exagero! Se algo te incomoda, você tem o direito de tentar resolver.
Seja compreensivo, do mesmo jeito que você comete erros, as outras pessoas o cometem também. Não cobre demais nem de si mesmo, nem dos outros.
Por fim, em todo e qualquer tipo de relacionamento, o perdão tem que estar presente.
O perdão liberta tanto quem é o libera quanto o perdoado. É fácil perdoar alguém da boca para fora, difícil é tomar essa decisão diária.
Quem decide por perdoar, precisa se lembrar todos os dias da sua decisão, até que, depois de um tempo, a mágoa realmente desaparece para dar espaço a sentimentos bons.
Conclusão
Portanto, sentimentos ruins também são necessários serem sentidos, porém não devem permanecer muito tempo na sua vida, pois prejudicam tornam-se um empecilho para alcançar a felicidade.
Lidar com a mágoa é difícil, mas necessário e possível. Não desista.
0 comentários