O que é o planalto do desapontamento

por | 4, out 2020 | Saúde | 0 Comentários

Sentimentos ruins como frustração, arrependimento e desapontamento fazem parte do dia-a-dia. 

É comum que as pessoas se arrependam de algo que cometeram na impulsividade, sem pensar direito, ou que se decepcionem com alguma situação ou com alguém próximo. 

Todo mundo está sujeito a essas situações adversas, porém existe ainda quem costuma sofrer antes mesmo do problema acontecer.

Essas pessoas que tem mania de sofrer por antecipação tendem a maximizar todo e qualquer sentimento e isso faz com elas vivam em um eterno ciclo de tristeza.

Nesse sentido, o planalto do desapontamento é exatamente o lapso de tempo entre o que você acha que deveria acontecer e o que realmente vai acontecer.

Por exemplo, quando você quer muito perder peso precisa focar nisso, mas não vai adiantar comer alface no almoço ou malhar por 3h seguidas durante dois dias e esperar que o seu corpo mude, porque isso não vai acontecer.

Para que você conclua suas metas é necessário que saiba insistir nelas, acreditar que são possíveis, e implantar pequenas melhorias diárias, sem grandes mudanças radicais.

Se você melhorar 1% hoje em comparação ao ontem, o seu crescimento vai continuar dia após dia. 

No entanto, o que acontece é que o imediatismo das pessoas tende a deixa-las frustradas quando não alcançam seus resultados rápido e isso as faz desistir. 

Continue a leitura do texto a seguir para entender melhor.

A relação entre criar expectativa e o desapontamento

A cada decisão tomada existe uma chance de 50%, pode dar certo ou pode não dar, por mais controverso que seja: a incerteza é a sua maior certeza. 

Nesse cenário, fica muito difícil convencer a si mesmo manter a calma e, principalmente, controlar os sentimentos ruins, uma vez que é nessas ocasiões que a expectativa aparece.

Então, quer dizer que a expectativa é um sentimento ruim? 

Bem, não exatamente, mas ela é a responsável por criar uma sensação de desespero, ansiedade e inquietação que atrapalha o seu rendimento diário.

Ela pode surgir de várias situações, como em relação a si mesmo e as questões da sua vida, no trabalho ao confiar em alguém para algo bem feito, no ambiente social e até no relacionamento amoroso que é, geralmente, o mais comum para causar frustração. 

Nesse sentido, a expectativa nada mais é do que imaginar possíveis resultados para algo que você queira muito, que pode ser para o lado positivo ou negativo.

Por exemplo, você com certeza já ouviu alguém dizendo “superou minhas expectativas” ou “não correspondeu em nada com as minhas expectativas”.

É por isso que existe o 50% de chance, como já mencionado. Sendo assim, se você é do tipo de pessoa que consegue usar a frustração como combustível para lutar mais, tudo bem, mas nem todo mundo é assim. 

Para muitas pessoas, o ato de não corresponder às expectativas tem efeitos catastróficos que vão muito além de apenas desapontamento e levam a desistência das metas. 

Lembra do exemplo de querer perder peso? Tudo na vida necessita de tempo e é essencial não apressar os processos.

Infelizmente, não existe uma fórmula para que você deixe de criar expectativa, a única coisa a se fazer é se preparar para caso não alcance o resultado desejado, para poder continuar tentando. 

Como me preparar para alcançar bons resultados?

  • Defina a sua meta. Qual é a coisa que você mais deseja? 
  • Crie uma conexão emocional com o seu objetivo. Regan Hillyer, autor de Be Your Brand, defende que é bom explorar os sentimentos associados a vitória ou a derrota, porque isso te ajuda a ficar preparado. 
  • Pense em maneiras que podem te auxiliar a chegar lá. Como você pode alcançar esse resultado? O que você precisa fazer? 

É principalmente nesse passo que você deve pensar formas de melhorar a cada dia. Se você fizer apenas uma coisa hoje, melhor do que fez ontem, a sua evolução com o passar dos dias será inimaginável. 

  • Não crie desculpas. Persista no que você quer e acredita que é capaz.
  • Alegre-se por pequenas conquistas. Tudo bem que ainda não é o que você quer, mas cada vitória conta, certo? Fique feliz por estar evoluindo.

Conclusão

Portanto, o imediatismo existente na sociedade atual só serve para contribuir para o desapontamento de muitas pessoas.

Acredite sim que os seus sonhos são possíveis, continue tentando e busque melhorar apenas 1% todos os dias.

Hoje você está mais próxima da realização do que estava ontem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.