O que é perfil comportamental?

por | 15, out 2020 | Coaching | 0 Comentários

O perfil comportamental é a forma encontrada para justificar as posturas adotadas por alguém diante de determinadas situações ou estímulos, porque assim é possível entender as reações do colaborador. 

Nesse sentido, essa ferramenta é, principalmente, utilizada pelas empresas para poder identificar quais são as forças e as fraquezas de seus profissionais. 

Com a aplicação de várias técnicas, os organizadores podem simular problemas e, a partir daí, avaliar as reações de cada um dos colaboradores, minimizar os erros e potencializar os resultados.

Em relação a metodologia dessa análise de perfil comportamental, a DISC e PDA são as mais conhecidas. 

A DISC é um teste desenvolvido pelo psicólogo William Moulton Marston que considera quatro principais traços de comportamento nas pessoas: dominância, influência, estabilidade e complacência.

Hoje ele é muito usado para processos de recrutamento e seleção.

Já o PDA, do inglês personal development analysis, também é teoria baseada em Marston e funciona pela identificação de áreas que necessitam de um maior desenvolvimento.

Por isso o PDA tende a ser um exame mais profundo, uma vez que prioriza a individualidade dos perfis. Continue a leitura do artigo para entender melhor.

Quais são os perfis mais comuns? 

Baseado nos resultados do perfil de comportamento, é possível traçar quatro mais comuns. 

No entanto, vale lembrar, que eles não definem exatamente quem você é, apenas tem a capacidade de mostrar qual é a característica mais dominante no seu jeito de agir. 

  • Comunicador

Esse perfil, como o nome indica, demonstra uma grande facilidade em se comunicar. A pessoa tende a ser muito carismática e com um poder de convencimento muito forte sobre as pessoas. 

Ademais, é demonstrado bastante otimismo, criatividade, entusiasmo frente a ideias inovadoras e desafios, além de ser bom trabalhando em equipe e capaz de apaziguar o ambiente em situações de estresse.

Entretanto, as pessoas que possuem essas características tendem a assumir mais tarefas do que são capazes de dar conta, e isso costumam a atrapalhar um pouco o planejamento, normas e cronogramas. 

Por isso, falta de organização e atraso de projetos pode ser observado.

  • Executor

As principais características desse perfil são a autoconfiança, pró atividade, prazer em encontrar desafios, por causa do grande destaque que tem nessas situações, pessoas altamente competitivas e de posicionamento forte.

Normalmente, são pessoas bem objetivas e racionais, concentram todos os seus esforços até que determinada meta seja cumprida. 

Pessoas assim valorizam muito a própria liberdade, o que faz com elas precisem de autonomia para trabalhar, não necessitam de supervisão para manter a produtividade.

Talvez, o maior defeito das pessoas executores é que, com o tempo, elas tendem a se tornar muito autoritárias.

  • Analista

O perfil analista é mais cuidadoso, organizado e responsável. As pessoas assim são capazes (e ficam felizes) em seguir rotinas repetitivas e processos que são realizados diariamente.

É comum que esses profissionais sejam muito perfeccionistas, visem sempre a melhoria dos processos, cumpram suas obrigações com segurança e criem estratégias que mantenham uma organização, 

A maioria das pessoas com esse perfil não conseguem trabalhar nem sob pressão, tendem a não ser muito práticos e são bastante indecisos. 

Além disso, seu perfeccionismo acaba atrapalhando o trabalho em equipe, porque encontra grande dificuldade em delegar tarefas e exige perfeição de todas as etapas.

  • Planejador

Um planejador costuma ser estável, apresenta facilidade em trabalhar em equipe e possui um ritmo constante de entrega de trabalho. 

São pessoas extremamente calmas e bem preparadas, uma vez que, como o nome já diz, existe um planejamento a ser seguido.

Esse perfil demonstra maior dificuldade de agir no improviso ou se adaptar em mudanças bruscas, além de ser um pouco pessimista em relação as coisas saírem do seu controle.

Conclusão

Evidencia-se que o perfil de comportamento apresenta, basicamente, os traços dominantes da personalidade de um indivíduo que são capazes de explicar a maneira como ele se porta em situações específicas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.