A PNL (Programação Neurolinguística) é uma técnica em que são identificados, estudados e compreendidos os processos da mente e os modelos mentais.
Através dessa compreensão, segundo seus criadores, é possível realizar modificações na programação mental das pessoas para alcançar resultados positivos.
É por meio dela que é possível entender os comportamentos e ações individuais, e realizar a modificação do mindset, pois os criadores da PNL dizem que todos são capazes de adquirir novas habilidades.
Para que serve a PNL?
As técnicas da PNL servem para criar novos padrões de comportamento em um indivíduo, de modo que ele possa se beneficiar deles, como alcançando determinados objetivos.
Isso porque conhecendo a programação mental de um indivíduo é possível modificar os padrões que são prejudiciais e aprimorar aqueles padrões que são positivos.
O PNL serve, entre outras coisas:
- Para melhorar a performance de uma pessoa (no nível pessoal, profissional e esportiva)
- Para melhorar o processo de tomada de decisão de um indivíduo
- Para tornar mais eficaz o processo de resolução de conflitos
- Para aumentar a autoestima
- Para melhorar a comunicação
- Para ajudar na obtenção da inteligência emocional
- Para ajudar as pessoas a superarem traumas e fobias
As técnicas de PNL
Existem diversas técnicas de PNL que podem ser utilizadas com o intuito de mudar a programação mental de uma pessoa para ajudá-la a alcançar os resultados desejados.
Além disso, essas técnicas ainda permitem que ela tenha uma mudança na forma como percebe a vida e traz novas formas de pensamento para a pessoa.
As principais técnicas de PNL você verá a seguir!
Rapport e Modelagem
O Rapport é uma técnica que visa proporcionar uma comunicação efetiva, sendo usado para isso o espelhamento e a recapitulação verbal.
Por meio dela, a linguagem e os gestos de duas pessoas (ou mais) vão tornando-se semelhantes para que assim seja possível gerar uma comunicação mais empática e que proporcione maior confiança entre elas.
Já a modelagem é uma técnica que visa ajudar alguém a moldar os seus comportamentos e as ações positivas daquelas pessoas que ele admira.
Metáforas
A metáfora é uma figura de linguagem muito usada e que se utiliza de comparações simples para criar ou contas histórias com níveis de significado mais profundos do que o que é mostrado.
Assim, esse processo de linguagem tem a finalidade de comunicação indireta, revelando elementos ocultos que estão no inconsciente.
O objetivo do uso da metáfora na PNL é fazer a criação de uma história que permita a pessoa identificar-se com ela ou fazer com ela possa perceber algo novo.
A intenção por meio da técnica pode ser gerar uma transformação ou criar esperança no indivíduo para que assim ele possa encontrar um caminho para mudar e uma transformação em sua mentalidade.
Ancoragem
A última das principais técnicas de PNL é a ancoragem, baseada nas âncoras, que nada mais são do que gatilhos (visuais, auditivos ou cinestéticos).
Esses gatilhos tornam-se respostas para determinadas situações da vida e a estados particulares de cada indivíduso.
As âncoras vão sendo “instaladas” em nossa mente desde a nossa infância, e elas podem ser tanto boas quanto ruins.
Por meio dessa técnica, o terapeuta pode colocar uma âncora positiva na pessoa para que ela seja ativada frente a um momento específico da vida dela.
Por exemplo, fazer uma respiração para acalmar antes de momentos de ansiedade ou estresse.
Conclusão
Como você viu, a PNL é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada pelas pessoas com o intuito de modificar suas programações mentais para alcançar o sucesso.
Neste texto, mostramos a você o que é a Programação Neurolinguística, para que ela serve e as principais técnicas dentro dela.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é PNL?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
0 comentários