O que é visualização e quais os benefícios de fazê-la?

por | 26, set 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

O exercício mental da visualização é uma ferramenta essencial para você aumentar seu desempenho ou garantir sua evolução.

Nesse sentido, a neurociência afirma que o cérebro não consegue compreender o que é real e o que não é. Isso é bem observado em pessoas que sentem “dores fantasmas” em um membro amputado, por exemplo. 

Dessa forma, fica claro que o exercício de visualização com muita concentração e cheio de detalhes, pode fazer com que você sinta o que quer que seja que esteja imaginando.

É por isso que se diz que o cérebro possui a capacidade de estimular seus sentidos e, caso você faça isso de maneira certa, com um tempo, você pode inclusive criar experiências realmente físicas.

Santiago Ramón y Cajal, médico e histologista espanhol considerado o pai da neurociência moderna, propôs que, dentro de limites específicos, um órgão do pensamento é maleável e com exercício mental bem orientado pode ser aperfeiçoado.

Isso significa que esse exercício deve fortalecer as conexões neurais existentes para criar outras novas e é nesse cenário que a habilidade de visualização é tão importante. 

Continue a leitura do texto para entender melhor sobre o tema.

O que é visualização? 

Basicamente, a visualização é uma técnica que te permite projetar imagens agradáveis com o objetivo de transformá-las em realidade.

A maior característica deste exercício é estimular a criatividade na construção de imagens, para que assim, sua imaginação possa desenvolver a capacidade de aperfeiçoar as ideias, as sensações ou visões de qualquer tipo.

Isto é muito útil em várias áreas da sua vida!

Desse modo, a visualização pode ser entendida como um método de autoajuda responsável por promover estímulos positivos que auxiliam a alcançar a satisfação pessoal.

Você deve estar se perguntando: mas como posso fazer isso? Basta imaginar? 

Bem, geralmente, sim. Porém, você também pode se organizar para melhorar a efetividade da prática.

A primeira coisa a se fazer é tomar uma decisão. Decida-se por acreditar na técnica, nada vai acontecer se você não crer, afinal seu cérebro precisa estar convencido disso também.

Depois crie uma imagem do seu desejo e use a força da imaginação para torna-la mais real o possível, acrescente detalhes específicos, se caso seja necessário, pegue folha e lápis e desenhe o seu sonho sendo realizado (seja material ou para sua vida pessoal).

Por fim, você precisa aceitar que o pensamento racional é capaz de afetar negatividade seu lado criativo ou intuitivo, assim, a mente tende a racionalizar tudo e pode tirar o brilho da vida.

Por isso algumas pessoas se queixam que ao visualizar não consegue sentir nada, você não pode deixar que seus sentimentos negativos controlem as suas ações.

Portanto, você não está vivendo em um mundo fantasioso só porque está tentando a visualização, você apenas está tentando atrair o que tanto sonha. 

Sendo assim, encontrar um equilíbrio entre o lado emocional e racional é crucial para que o processo seja eficaz e bem-sucedido.

Quais são os maiores benefícios da técnica de visualização? 

A visualização ajuda a despertar uma sensação de paz interior além de facilitar, também, a criação de novos caminhos, oportunidades, sensações e alegrias futuras.

Nesse panorama, a maioria dos benefícios do método provém de um simples relaxamento. 

Uma vez que, quando você relaxa, seu cérebro produz também ondas alfa, que estão associadas ao bem-estar e a uma percepção mais intensa de sugestões positivas.

Pensando nisso, outras vantagens estão diretamente relacionadas a visualização, observe: 

  1. Redução da ansiedade
  1. Reflexão sobre seus objetivos
  1. Eliminação de crenças limitantes

Conclusão

Assim, a visualização nada mais é do que uma criação consciente e intencional de impressões sensoriais mentais, que levem em consideração a transformação necessária para alcançar seus objetivos.

Sendo assim, acredite no potencial da técnica e nos benefícios, seja rico na adoção dos detalhes e aguarde os resultados positivos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.