O que fazer para acordar cedo

por | 30, set 2020 | Saúde | 0 Comentários

Provavelmente, se você não é a alguém que não funciona pela manhã”, com certeza conhece quem seja. Para muitas pessoas acordar cedo é um martírio e, por isso, permanecem mal-humoradas o restante do dia. 

Isso, na verdade, é uma questão que a ciência denomina de cronotipos: existem pessoas matutinas e vespertinas, ou seja, algumas que funcionam bem de manhã e outras que se saem melhor na parte da tarde ou a noite.

O maior problema é que, muitas vezes, pessoas vespertinas podem não estar bem adaptadas ao chamado “horário comercial” (normalmente, das 8 horas as 18 horas) e seu desempenho pode estar comprometido.

Nesse sentido, dormir bem e começar o dia com disposição é importante para qualquer pessoa, principalmente, quando relacionado as obrigações diárias.

É por esse motivo que, ainda que você não seja, uma pessoa matutina pode adotar novos hábitos para que seu dia seja mais proveitoso.

Sendo assim, ao se levantar da cama pode escolher realizar alguns exercícios que conseguem diminuir o sofrimento de acordar cedo e deixar as coisas mais agradáveis, como meditar, ler um pouco ou um café da manhã bem caprichado.

Caso queira saber mais sobre esse tema, continue a leitura do artigo a seguir. 

Quais os benefícios de acordar cedo? 

Além da influência positiva no humor e na produtividade, dormir bem está associado a saúde física e mental também.

Nesse cenário, o Centro de Cirurgias Cardíacas Onassis, na Grécia, comprovou que a falta ou o excesso de sono pode ter impacto na saúde do coração. 

De modo geral, a pesquisa afirma que quem dorme pouco ou demais, tem mais risco de desenvolver ou até morrer por conta de uma doença arterial ou derrame. 

Dessa forma, a qualidade do seu sono está estritamente relacionada com a sua saúde e o melhor modo de acordar cedo é garantir que o seu “corpo descansou o suficiente”, ou, em outras palavras, que você dormiu pelo tempo adequado.

A privação do sono prejudica sua concentração e o sistema de alerta, enquanto dormir demais te deixa mais letárgico, então a melhor forma de adotar hábitos saudáveis de acordar cedo é, primeiro, acertar seu relógio biológico.

Sabendo disso, a Oxford University Press promoveu um estudo com um grupo de pessoas comparando o horário de despertar entre elas e foi demonstrado que aquelas com boa rotina de sono, acordavam sem dificuldade e apresentavam uma maior produtividade.

Além disso, estipular uma mesma hora todos os dias para acordar é imprescindível para melhorar a qualidade do seu sono, porque, consequentemente, se sentirá cansado mais cedo e construirá uma rotina sem muita dificuldade.

Por fim, o maior benefício de acordar de ser uma pessoa matutina, talvez, seja a melhor possibilidade de aproveitar bem do dia. Assim, você pode ganhar mais tempo livre para se divertir e estar com a sua família ou amigos.

Como acostumar o corpo a acordar cedo?

Como já mencionado, para acordar cedo mais facilmente a melhor dica é criar uma rotina, tanto para dormir quanto para acordar.

Os hábitos noturnos são o diferencial para que você não perca o sono, além de definir um horário certo para dormir todas as noites, é essencial que você se livre de aparelhos com luz, como o celular, televisão ou computador. 

Isso porque a claridade impede a produção de melatonina, que é responsável por te deixar com sono. 

Além disso, ajuda também não comer alimentos pesadas próximo ao seu horário de deitar, uma vez que, por conta de digestão, você possa se sentir desconfortável e acabar perdendo o sono.

Já em relação a rotina na hora de acordar, é sempre bom colocar apenas um despertador e não ficar enrolando na cama apertando a opção “soneca”. Levante-se na hora que precisa, tome um bom banho, alimente-se bem e comece seu dia. 

É aconselhado fazer exercício físico pela manhã para que você desperte melhor e se sinta mais animado pela produção de serotonina.

No entanto, nem todo mundo tem tempo de manhã cedo por causa do trabalho, então encaixe no horário que puder no seu dia-a-dia. Afinal, a prática regular de atividade física ajuda a evitar distúrbios do período de sono. 

Conclusão

Evidencia-se, portanto, que acordar cedo é um hábito muito saudável para ser adotado. Caso você tenha problema com isso, siga as dicas acima e garanta uma maior produtividade no seu dia. 

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