O que são crenças?

por | 6, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal, Propósito de Vida | 0 Comentários

As crenças nada são do que a forma como você enxerga o mundo, praticamente, é uma imagem projetada de tudo o que você acredita.

Nesse sentido, já fica claro que é possível classificar as crenças como boas ou ruins, uma vez que elas podem formar verdades absolutas. 

Por exemplo, crianças, muitas vezes, reproduzem o que aprendem em casa, sendo assim, se os adultos normalizem atitudes erradas, como jogar lixo no chão, elas criam a convicção ou a crença de que é algo correto. 

Além disso, as crenças também têm uma influência subjetiva sobre a maneira que você é e como se porta em sociedade.

Isso significa que muitas delas podem acabar limitando seu desenvolvimento e te distanciando daquilo que deseja, essas são chamadas de limitantes e são um perigo atualmente, porque estão relacionadas a ideias estruturadas, conscientes ou não, que fundamentam o a forma como você pensa, sente e age. 

É por isso que você precisa se atentar sobre o tipo de convicção que mantém, pois ela pode estar sendo responsável por te atrapalhar a alcançar seu objetivo. 

Caso esse assunto seja do seu interesse, permaneça a leitura do texto para compreender melhor. 

Como vencer crenças limitantes? 

A primeira coisa que você precisa entender e aceitar é que um indivíduo com crenças limitantes apresenta muita dificuldade para alcançar resultados significativos. 

Isso acontece porque ele acaba se acomodando e acredita fielmente que não importa o quanto se esforce, nunca vai realizar o que deseja. 

Nessa condição, as pessoas desistem de perseguir as suas metas e começam a demonstrar uma tremenda infelicidade diante a situações da vida. Ou, se optar por buscá-las, assumem atitudes bem controversas, que levam ao próprio boicote.

É, justamente, por esse motivo que as crenças limitantes afetam uma dimensão tão profunda dentro de cada pessoa que pode, inclusive, comprometer negativamente a satisfação e o sucesso de um indivíduo. 

Sendo assim, o primeiro passo para se livrar das crenças limitantes da sua vida é compreender a seriedade que é possui-las. 

Depois disso é preciso saber reconhece-las, torna-se consciente das áreas em que elas atuam, para só assim elimina-las.

No entanto, isso só vai ocorrer por meio de longos exercício de autorreflexão e autoconhecimento, que podem até mesmo te levar a origem dessa convicção, o que te ajuda a descobrir problemas antigos que necessitam resolução.

Nesse panorama, a maioria das pessoas acabam associando as crenças limitantes a infância, com base em experiências traumáticas ou constrangedoras. 

O fato é que independentemente das suas razões, entender a origem de tantos impedimentos é crucial para buscar a mudança e a evolução desejada.

Por fim, você deve encontrar um modo de substituir tudo aquilo que te limita pelo o que te fortalece. 

Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.

Para isso, existem alguns métodos, um dos principais é através da escrita. Em um papel, anote as suas crenças limitantes e em frente a elas, as suas substitutas, aquelas fortalecedoras.

Substitua, por exemplo, “nunca vou conseguir comprar uma casa” para “vou continuar juntando dinheiro, vai dar certo”. 

Esse simples exercício pode te ajudar a tomar atitudes e pensamentos mais positivos em relação a você mesmo e sua vida. 

Conclusão

Assim, as crenças limitantes são responsáveis por criar grandes problemas em relação a sua autoimagem e aos resultados que busca também. 

Desse modo, não se conforme com elas, nenhuma convicção que faça você se sentir mal sobre quem você é ou o que tem pode ser boa. 

Tente identificar esses padrões de pensamentos limitantes para poder corrigi-los, acredite na sua capacidade de promover mudanças necessárias. Portanto, substituir as suas crenças limitantes por fortalecedoras é essencial para vencer os comportamentos sabotadores e alcançar seus objetivos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.