O que são crenças?

por | 5, ago 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

As crenças são as convicções particulares de cada pessoa e elas têm o poder de afetar toda a maneira com a qual você se relaciona com o mundo, desde a forma de pensar a de agir.

Isso acontece porque todas as ideias que você compactua, mesmo que inconscientemente, estão relacionadas com o que você foi doutrinado a considerar certo.

Não se assuste, isto não é de tudo ruim a partir do momento que você consegue discernir o que é moral do que é manipulação.

A moralidade é definida como os costumes, regras e tabus estabelecidos por cada sociedade.

Em outras palavras, pode-se dizer que a moral é uma aplicação daquilo que o indivíduo acredita, pois é responsável por nortear seus julgamentos sobre o que é bom e mau. 

Nesse sentido, quando você crê em uma verdade ela se torna real para você.

Por exemplo, se você crer que sua vida é ruim, ela torna-se ruim. Tudo está conectado com as suas verdades e as situações serão compatíveis com as vibrações que você emana.

Continue lendo o artigo para que você compreenda o poder que as crenças desempenham na sua vida.

Tipos de crenças

Muito se engana quem pensa que as crenças estão ligadas somente a conceitos religiosos.

Sendo assim, a educação recebida na primeira infância, suas experiências e interpretações individuais, os ensinamentos dos seus professores e convívio com os amigos construíram suas crenças, ou seja, afetaram sua visão de mundo.

Essas convicções próprias são as justificativas para que cada pessoa aja de formas diferentes em situações idênticas.

Nessa perspectiva, é possível definir alguns tipos:

  • Hereditárias: representa tudo aquilo que foi absorvido em um contexto, normalmente, familiar.
  • Sociais: convenções populares que são impostas pela sociedade ou pela mídia.
  • Pessoais: convicções que surgem a partir de experiências individuais.

Você sabe o que são crenças limitantes?

As crenças limitantes são pensamentos e opiniões negativas que você aceita como verdade.

O maior problema de aceitar uma situação ruim como verdade absoluta é criar um mau hábito a partir disso.

Assim, a crença limitante cria um padrão destrutivo em seu comportamento, o que implica em um bloqueio de crescimento pessoal e profissional.

Esse é um dos maiores motivos de desistência de algumas pessoas, elas começam a desacreditar da possibilidade de alcançar seus objetivos e ficam estagnadas.

As crenças limitantes têm um peso muito grande na sua vida, observe algumas frases comuns que podem te impactar negativamente: 

– “Meus sonhos nunca vão se realizar”.

– “Não importa quanto eu trabalhe, não vou consigo juntar dinheiro”.

– “Não entendo essa matéria de jeito nenhum”.

– “Não posso consigo”.

Essas convicções prejudicam todas as áreas da sua vida, podem afetar seu desempenho como profissional, destruir seus relacionamentos e até diminuir a qualidade da sua vida.

Todo cuidado e atenção para com esses vícios depreciativos são necessários, pois eles são um problema verdadeiro e muito sério.

Mesmo que pareça bobeira, afirmações negativas quando assimiladas como crenças podem te impedir de realizar seus sonhos e seguir em frente.

Desse modo, o autoconhecimento e a constante prática de reflexão te ajudam a identificar as crenças que limitam o seu crescimento.

Além disso, a inteligência emocional é essencial para bloquear a criação de novas crenças limitantes.

Conclusão

Portanto, fica claro que as crenças são verdades que você adota por meio da hereditariedade, consenso social ou é uma convicção pessoal. 

Existem, ainda, as crenças que funcionam para te limitar e afetar negativamente a sua vida, você precisa estar disposto a superá-las.

Preste atenção nas frases que você fala e busque maneiras de desenvolver sua inteligência emocional, uma vez que é a partir dela que você consegue conhecer a si mesmo e refletir sobre as suas situações.  

Dessa forma, você pode aumentar as chances de conquistar seus objetivos e sonhos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.