O que são talentos e como reconhecê-los?

por | 1, ago 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Talento pode ser definido como a capacidade de desempenhar uma determinada função utilizando da inteligência.

Normalmente, seu significado é confundido com o de “dom”, que está associado a uma atividade realizada de forma inata.

Porém, essa característica não o define, uma vez que, mesmo quem não possui alguma capacidade, pode desenvolvê-la. 

Outra designação para talento diz respeito a ser um reflexo da inteligência emocional, porque a plena consciência sobre quem você é uma demonstração de sabedoria.

Dessa forma, mesmo sem perceber, as habilidades que você possui definem quem você é e a maneira que se comporta diante das situações.

Compreender sobre esse assunto pode facilitar sua vida, além de ser uma vantagem para você ao possibilitar direcionar melhor suas relações sociais e profissionais.

Continue na leitura do artigo para saber mais.

O significado para talento e dom é o mesmo?

Apesar de muitas pessoas utilizá-los como sinônimos, existe distinção no seu significado.

Dom é derivado de “donum”, palavra latina, representada como uma dádiva, presente. 

O dom é inerente ao ser humano, diz-se que alguém possui um dom quando, de alguma forma, possui uma dádiva sem muito esforço. 

Por exemplo, uma cantora que nunca fez aula nenhuma, mas alcança lindamente todos os tons e sabe usar várias técnicas sem nunca ter estudado.

Já o talento vem do latim “talentum” que significa aptidão ou inteligência, por isso a definição mencionada anteriormente o caracteriza como capacidade de exercer determinada atividade com o uso da inteligência.

É por esse motivo que ele pode ser desenvolvido. Sua força de vontade para observar, praticar e, futuramente, dedicação para aprender, utiliza também inteligência.

Nesse contexto, relacionando ainda ao exemplo usado, mesmo que você não saiba cantar pode alcançar esse feitio, ou seja, desenvolver esse talento caso se esforce para isso.

Como descobrir meu talento principal?

Existe um processo conhecido como Assessment, que é uma espécie de avaliação que utiliza de um conjunto de técnicas para identificar suas potencialidades.

Em outras palavras, esse processo permite que você identifique seus talentos e, ainda, consiga avaliar o(s) mais desenvolvido(s). 

Dessa forma, o método tem o objetivo de avaliar o comportamento e as competências de uma determinada pessoa para saber seu perfil.

Então, caso você seja uma pessoa multitalentosa e deseje identificar seu principal talento essa é uma solução para você.

Entretanto, isso gasta dinheiro.

Há outra possibilidade, bem rudimentar, para aqueles que não querem ou não podem investir financeiramente nessa técnica.

Basta fazer uma lista com todos os talentos que você tem, não se esqueça de nenhum deles, depois pense em qual você poderia trabalhar sem pretender remuneração.

A sua resposta vai te fornecer o seu principal talento, logo, sua melhor fonte de resultados. 

Isso porque essa capacidade vai te fazer alcançar uma satisfação pessoal muito grande e o dinheiro torna-se uma busca secundária neste cenário.

No entanto, por ser algo que você faz tão bem e com tanta vontade, o financeiro acaba sendo contemplado também.

Com isso definido, agora você precisa trabalhar diariamente para aprimorar essa capacidade e se destacar.

Mesmo que você seja muito talentoso sempre há forma de melhorar, tenha isso em mente.

Com muito esforço, dedicação e ousadia você pode ser o melhor para você mesmo e essa característica reflete no seu trabalho.

Conclusão

Portanto, todo mundo possui algum talento, mesmo que não saiba qual ainda. O conselho é identificá-lo para poder usar a seu favor, seja na sua própria vida ou como vantagem em relação ao seu ambiente de trabalho.

Não deixe de investir na melhoria dos seus talentos, porque eles sempre podem alcançar um nível superior. 

Seja o melhor para você mesmo e para os que estão ao seu redor.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.