O que são valores?

por | 18, ago 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Os valores dos humanos são as características responsáveis por diferenciá-los dos restantes dos seres vivos e estão, principalmente, relacionados à moral.

Existem outros exemplos de características que tornam o homem diferente dos outros animais, como a honestidade, respeito, responsabilidade e tolerância. 

Os animais por mais que apresentem uma forma de organização de acordo com sua espécie, são seres irracionais, logo não são dotados de valores como os seres humanos.

Cada indivíduo tem seu próprio valor, ou seja, regras que consideram importantes na sua vida e que são utilizas para orientar sobre a maneira que pensa e age.

Isso varia de pessoa em pessoa, uma vez que os valores se baseiam na sociedade em que estão inseridos, na cultura e na época.

Além disso, também podem ser definidos como um conjunto de crenças que governam as suas decisões.

As crenças, por sua vez, são convicções julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos, é um estado psicológico em que um indivíduo adota e se posiciona em relação ao que acha certo.

Se você deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura do artigo.

Inversão de valores

É válido lembrar sobre a importância dos valores para viver bem em sociedade, pois são eles que vão garantir a ordem e qualidade de vida da mesma.

O maior problema disso, é quando passamos a considerar os valores morais, ou seja, aqueles que serão responsáveis por definir a ideia de “certo” e “errado”.

Perceba que a moral está de acordo com os bons costumes e regras de conduta de um determinado lugar e é livremente interpretada.

Nesse contexto, às vezes o que é moral para uma pessoa pode não ser para outra.

Contudo, dentro de uma mesma sociedade é bem possível encontrar um consenso entre moralidade, já que as pessoas que ali vivem dividem, na maioria das vezes, os mesmos costumes.

A inversão de valores diz respeito ao comportamento que é oposto ao categorizado como correto.

Essa imoralidade pode ter consequências em âmbitos pessoais, profissionais e até jurídicos (em caso de infringir a lei). 

Não deve ser confundido como inversão de valores aquilo que é amoral. 

A amoralidade é a ausência de senso moral ou o desconhecimento dos preceitos morais, o que não deve, portanto, ser punido.

Valores humanos essenciais para possuir como referência

Como já mencionado, os valores possuem um importante papel no contexto social, visto que orientam as ações no cotidiano. 

Desse modo, eles têm muita influência sobre os relacionamentos entre pessoas, sejam eles pessoais ou profissionais.

Além de garantir ordem para a sociedade, os valores humanos também contribuem significativamente para o desenvolvimento dos indivíduos. 

Uma vez que podem tornar as pessoas mais dignas, amorosas e, até mesmo, mais felizes. 

Observe a lista abaixo com algumas das mais importantes características que devem ser buscadas pelos humanos para evolução.   

  • Amizade, amor-próprio, compaixão, coragem e cortesia 
  • Dedicação, flexibilidade, generosidade, gratidão e honestidade
  • Humildade, lealdade, liberdade, maturidade e otimismo
  • Perseverança, responsabilidade, solidariedade e tolerância
  • Autoconfiança, empatia, espontaneidade, educação e dignidade

Todas as pessoas estão em constante processo de evolução, buscar possuir os valores citados acima são essenciais para tornar-se a melhor versão de si mesmo, o que pode refletir em todos os outros aspectos da sua vida.

.

Conclusão

Portanto, evidencia-se a importância de possuir valores tanto no quesito pessoal quanto no social e profissional.

Pratique o exercício da reflexão para estimular o autoconhecimento e identificar as áreas que precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas na sua vida.

Não existe nada que você não possa alcançar com dedicação e nem algo tão bom que não precise ser melhorado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.