Mesmo que não pareça muito sonoro, esses 4 Ps do marketing tem o poder de mudar muito a sua vida, pois eles vão representar os quatro principais pilares a serem seguidos pela sua empresa.
O conceito foi criado em 1960 pelo então professor Jerome McCarthy e mais amplamente difundido por Philip Kotler, que foi o responsável por tornar a estratégia conhecida por “mix de marketing” ou “composto de marketing”.
Esses quatro pilares do marketing são:
- Produto
- Preço
- Praça
- Promoção
A influência dessa técnica é tão grande que até hoje, com todas as transformações que o mundo sofreu desde a década de 60, ela ainda é aplicada.
Hoje, os 4 Ps do marketing continuam sendo usados para explicar a elaboração de uma boa estratégia, alterando apenas alguns detalhes de cada um e o que englobam.
Continue lendo o artigo para entender melhor sobre o tema.
Os 4 Ps do marketing de forma mais detalhada
A verdade é que quando esses 4 Ps estão equilibrados, a sua empresa tende a crescer e a conquistar o público.
Pensando nisso, aqui embaixo vai estar definido uma visão mais detalhada que te ajude a enxergar sobre cada variável.
1º P: produto
O produto é refere ao que você pode escolher que atenda às necessidades de seus clientes. Para isso é preciso realizar pesquisas!
Você precisa focar nas características e atributos que o produto vai oferecer a sua empresa.
Nesse sentido, vale a pena pensar sobre tamanhos, cores, funcionalidade, qualidade, embalagem, etc.
A variedade estimula o consumo nos clientes, porque por mais que eles queiram algum produto, eles gostam de ter opções.
Por fim, é fundamental tentar prever os eventuais problemas com o produto pode ter, para que você esteja preparado e apto a encontrar soluções.
Algumas perguntas dessa categoria são:
– O que o cliente quer do produto?
– Como satisfazer o meu cliente com esse produto?
– Como ele se diferencia dos seus concorrentes?
2º P: Preço
O preço é mais definido por quanto o cliente está disposto a pagar por um produto do que por quanto você acha que ele vale.
Esse pode ser considerado um dos Ps mais importantes porque é, basicamente, o responsável pelo retorno financeiro.
Não é bom para o seu negócio que o cliente apenas considere o produto como apenas mais um no mercado, então se destacar sem perder a funcionalidade é ótimo para as vendas.
No entanto, o preço não diz respeito a apenas a margem de lucro, uma vez que dependente diretamente da venda para alcançar o retorno financeiro.
Nesse sentido, não adianta colocar um preço altíssimo visando ganhar dinheiro se você não elabora estratégias para que seu produto realmente valha esse preço e se comunique com o cliente.
3º P: promoção
A primeira coisa para entender é que isso não está relacionado a desconto em vendas, não é esse tipo de promoção.
Na verdade, pode até ter relação com promoção também, mas é normalmente aplicado em uma ação de conhecimento de um novo produto ou quando o ciclo de vida do mesmo chega ao fim.
Em outras palavras, para ser mais atrativo quando está entrando no mercado ou para estimular o fim do estoque.
Entretanto, essa promoção envolve todas as ações relacionadas à divulgação e comunicação do seu produto para o público alvo.
Dentre elas pode estar a propaganda, publicidade, e-mail marketing, links patrocinadores, entre outros.
4º P: praça
Esse último P está relacionado ao local que o produto estará disponibilizado, como online ou em lojas físicas, mas também se refere aos prazos de entrega e de atendimento.
Conclusão
Evidencia-se, portanto, que os 4 Ps tem a capacidade de ajudar a empresa a identificar o que o cliente deseja ou precisa, e a partir disso criar estratégias que comprovem que o seu produto é exatamente o que ele precisa.Não é fácil conseguir colocar em equilíbrio essas quatro variáveis, mas uma vez que você o fizer, sua empresa vai crescer muito.
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