Os benefícios do exercício físico para o cérebro

por | 29, set 2020 | Saúde | 0 Comentários

Você sabia que a velocidade de processamento do cérebro aumenta com vinte minutos de exercício físico

Bem, hoje já não é novidade para ninguém a necessidade de manter o corpo em movimento para garantir integridade física. 

No entanto, não é apenas o corpo que é beneficiado com essa prática, uma vez que estudos indicam a existência de uma relação direta entre o exercício físico e a melhora na função cognitiva. 

É por esse motivo que se exercitar regularmente promove uma melhora na saúde mental, na aprendizagem e pode, inclusive, prevenir demências. 

Isso acontece porque o cérebro consegue se adaptar e criar novas conexões, capacidade essa, conhecida pela ciência como neuroplasticidade.

Além disso, é possível aumentar a atividade no hipocampo, que é responsável pela memória e pela aprendizagem também. Isso comprova quanto os exercícios físicos são importantes para o desenvolvimento cognitivo.

Outra vantagem diz respeito a liberação de endorfina, uma substância que combate o estresse, melhora o humor e o sono.

Sendo assim, fica evidente que não existe nada de bom relacionado ao sedentarismo e quanto mais ativo você for, melhor vai ser sua qualidade de vida. Continue lendo o texto a seguir.

Como o exercício físico afeta o cérebro? 

Segundo um estudo publicado pelo Journal of Gerontology, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o exercício físico moderado, principalmente, a caminhada, tem o poder de aumentar o volume cerebral em adultos mais velhos. 

A atividade aeróbica aumenta a quantidade de oxigênio no organismo e promove uma melhora significativa na função cognitiva, além de aumentar o volume pré-temporal e temporal do cérebro, o que garante um sistema neurológico mais eficiente. 

É recomendado que desde a infância esse hábito seja inserido na rotina, pois quanto mais cedo começar, maiores serão os benefícios.

Nesse sentido, a revista Nature, demonstra que uma das principais causas de obesidade na vida adulta nos países desenvolvidos está relacionado a crianças que não foram habituadas a praticar atividade física.

Ademais, em uma fase de desenvolvimento intelectual, se exercitar diariamente pode melhorar a capacidades de memória e concentração, o que é muito útil para aumentar o desempenho acadêmico.

Por isso é comprovado que crianças em idade escolar que praticam atividade de forma regular, obtêm melhores resultados no desempenho de tarefas que demandem atenção.

Entretanto, se o seu caso não foi esse, ou seja, se você não teve o hábito de praticar exercício físico desde criança, não é tarde demais para começar uma vida mais saudável independe da fase da vida que você esteja agora.

Como começar a praticar um exercício físico? 

Existe apenas dois passos para isso: escolha algum e persevere nele. 

É bem provável que uma pessoa que nunca tenha tido o costume de praticar nada, não se sinta feliz nos primeiros dias, principalmente, porque vai estar se obrigando a iniciar a atividade.

Nesse panorama, mudar a rotina não é fácil e o seu corpo vai lutar contra você, porém é comprovado cientificamente que após 21 dias você se sentirá mais disposto. 

Para algumas pessoas pode levar até mais tempo, mas a verdade é que se você insistir, com um tempo o seu corpo não vai apenas se adaptar, mas ficar dependente de exercício físico.

Desse modo, vai começar a ser uma coisa prazerosa, você vai se sentir bem antes, durante e depois.

Já em relação a escolher o que vai fazer, é bom optar por algo que tenha a ver com a sua personalidade. Por exemplo, se você é alguém que não gosta de dançar, não se force a frequentar aulas de dança, porque não vai ser bom para você.

Escolha aquilo que gosta e dentre todas as opções, abaixo serão apresentadas algumas das mais comuns: 

  • Natação
  • Pedalar
  • Hidroginástica
  • Zumba
  • Treino funcional
  • Alongamento
  • Caminhada

Conclusão

Assim, deixar de lado a preguiça e começar a se exercitar não é nada fácil, principalmente, para que foi sedentário a vida toda.No entanto, não se esqueça que praticar algum exercício físico é necessário e traz grandes benefícios para você.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.