Por que é importante fazer visualização positiva?

por | 4, set 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Na atual fase, momento de pandemia, não tem sido fácil não ser bombardeado com notícias ruins, seja pelo crescimento contínuo da doença ou pelo número de mortes. A verdade é que você está precisando de visualização positiva

Você, provavelmente, fica sem saber como agir, porque sabe que é importante se manter informado, mas ao mesmo tempo está tão exausto emocionalmente que só deseja poder se alienar. 

Bem, se isso te conforta: você não é o único.

Na televisão existe um maior controle sobre o que assistir, você pode simplesmente mudar de canal quando o jornal começa ou desligar. 

O problema maior é na internet. Hoje, a internet é maior rede de comunicação do mundo, a velocidade de transmissão é tamanha que é possível saber sobre uma tragédia estando do outro lado do mundo, em tempo real. 

Apesar de suas diversas vantagens, existem também desvantagens, principalmente em tempo de corona vírus, porque as pessoas não aguentam mais sentirem medo, tensão e desespero.

Você não é uma pessoa ruim se escolher cuidar da sua saúde mental um pouquinho e deixar de se informar. Caso você sinta que está no seu limite, está tudo bem se você começar apenas a ter visualizações positivas.

Nesse sentido, as psicólogas Rebecca Thompson e Roxane Cohen Silver, pesquisadoras dos Estados Unidos, afirmam que notícias negativas podem afetar e muito a vida do indivíduo.

Levando, inclusive, a desenvolver depressão, ansiedade, estresse ou outras doenças mentais. 

Continue lendo o texto para entender melhor sobre o assunto. 

Consumir apenas notícias ruins faz mal para a saúde 

Pode reparar, dias que você começa ligando seu celular e tendo uma visualização positiva é bem diferente de quando acontece o oposto.

Começar o dia com uma notícia boa até te motiva a levantar da cama mais animado, porque você sente que o mundo é bom e as pessoas são boas.

Agora, quando você mal acorda e se depara com uma notícia ruim, parece que a sensação de tristeza persiste o dia todo.

Enquanto consumir notícias boas faz bem à saúde mental e gera sentimentos bons, consumir notícias ruins podem gerar um ciclo de tristeza danoso, fadiga e ansiedade. 

A comprovação científica veio por meio de um estudo chamado “A exposição a eventos de violência em massa na mídia pode alimentar um ciclo de angústia”.

Nessa pesquisa, um grupo da Universidade da Califórnia analisou 4165 voluntários e demonstrou que o consumo exagerado de conteúdos negativos pode prejudicar a saúde mental a curto e médio prazo.

No estudo, o fenômeno ficou conhecido como “trauma coletivo” e constatou-se que a exposição exagerada a notícias ruins tem a capacidade de ocasionar muitos danos na vida do indivíduo.

Nesse sentido, é comum da natureza humana ser curioso, mas ainda assim precisa ser dosado

Acompanhar com uma certa obsessão todos os desdobramentos de algumas tragédias ou catástrofes naturais, ou até mesmo a quantidade de morte e infectados nessa pandemia tende a prejudicar sua saúde. 

De modo geral, é muito importante sim se informar sobre as coisas ruins que acontecem no mundo, mas recomenda-se evitar acompanhar longas transmissões e intercalar com visualização positiva.

Como filtrar?

Bem, você precisa entender que você pode se informar, mas não tem a obrigação de fazer isso. 

Você não é menos humano se escolher filtrar o que quer consumir, isso faz bem para saúde.

Pensando nisso, algumas dicas podem te ajudar. Leia abaixo.

  • Parar de acompanhar nas redes sociais páginas de notícia. Você não precisa segui-la no instagram ou no facebook. Se quiser saber sobre alguma coisa, pode procurar direto pelo google.
  • Acompanhe perfis cômicos na internet, não faz mal acrescentar um pouco de humor na sua rotina
  • Tire um tempo “off” mais vezes. Você não precisa usar a internet todos os dias, tirar um tempo sem as redes sociais é ótimo para reabastecer suas forças

Conclusão

Portanto, tente praticar a visualização positiva para o seu dia começar bem, lembre-se que a quantidade de notícias ruins pode te impactar negativamente e até causar doenças.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.