Por que é importante ter um orçamento pessoal ou familiar?

por | 10, set 2020 | Dinheiro | 0 Comentários

Para conseguir se programar para realizar sonhos ou concluir um projeto, por exemplo, é preciso se ter estabelecido o orçamento possível para isso.

Um erro comum cometido por muitas famílias é a falta de planejamento, uma vez que tudo que é pensado com antecedência vai dar certo.

Por isso que metas claras e objetivas auxiliam demais na hora de definir os recursos financeiros necessários para que elas sejam atingidas. 

Vale lembrar que isso não é apenas válido para grandes propósitos, como uma viagem ou uma compra grande, o orçamento pessoal ou familiar é imprescindível para, inclusive, ajudar na situação atual da economia.

Como, por exemplo, na movimentação de recursos, receitas, despesas e investimentos.

Para funcionar é preciso que todos os membros estejam ativamente participando e comprometidos com a causa, além de exigir de bastante disciplina, responsabilidade e até autocontrole em alguns casos.

No entanto, o que diferencia as famílias que conseguem daquelas que não? Existe alguma característica primordial para alcançar um resultado satisfatório? 

Continue lendo o texto para descobrir. 

O que é um orçamento pessoal ou familiar? Para que ele serve? 

O orçamento pessoal ou familiar é uma ferramenta que auxilia o indivíduo a registrar sobre as receitas e despesas em um determinado período de tempo.

Além disso, também é possível anotar sobre os saldos da conta bancária e investimentos.

De modo geral, é um método simples e objetivo que facilita uma visão geral das finanças da casa, com o objetivo de ajudar as pessoas a tomarem decisões mais embasadas quando relacionadas ao dinheiro.

Por exemplo, questões como quanto poderia ser gasto para realizar uma viagem, preços na estadia, refeições, lazer ou até se seria o momento ideal para trocar de carro agora.

Entretanto, para além de planos futuros, a longo ou médio prazo, a organização de um orçamento pessoal ou familiar também pode oferecer benefícios imediatos, como: 

  • Clareza e previsão quanto a situação financeira, o que permitir fazer previsões em relação a possíveis gastos
  • Maior facilidade em relação a economizar dinheiro. Quando você possui uma meta ou um plano financeiro é fácil se controlar, mas quando essa despesa futura ainda não existe, o orçamento pessoal ou familiar assume o mesmo papel. 

Uma vez que, sabendo do seu ganho e gasto mensal, você se torna mais consciente na hora de fazer dívidas que não são necessárias e despesas que podem ser evitadas.

  • Melhora a qualidade de vida

Dinheiro não é um bem necessário para ser feliz, mas é fato inegável o quanto é frustrante trabalhar todos os dias e no final não poder bancar alguma coisa que você queira muito.

Por isso que o planejamento é muito vantajoso, porque permite uma maior despreocupação com as dívidas e menos estresse e ansiedade no dia a dia.

Já que você já sabe o quanto precisa exatamente para pagar as contas do mês e se o dinheiro que você está pensando em usar vai te atrapalhar ou não.

Dicas para organizar seu orçamento pessoal ou familiar

  •  Levante receitas mensais: toda fonte de rendimento e seus valores devem ser considerados. Caso existam eventuais opções de renda extra, é preciso calcular uma média mensal para incluí-los no orçamento.
  • Levante as despesas mensais: para esse passo é essencial que seja registrado em forma de planilha, escrito em papel ou um aplicativo instalado. E, também, que seja observado por um período de 2 meses pelo menos, para fazer um comparativo.
  • Separe as despesas frequentes daquelas que são eventuais.
  • Defina o seu plano: qual é o objetivo do seu orçamento pessoal ou familiar? É alguma viagem, compra ou só quer possuir maior controle sobre seu estado financeiro? 

Conclusão

Elaborar o orçamento pessoal ou familiar exige muita disciplina e no começo pode até ser difícil, mas depois que estiver acostumado e puder visualizar os benefícios para a sua financeira, você vai acabar escolhendo pelo método.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.