Por que fazer um diário pode ser importante para você?

por | 25, set 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

A relação da maioria das pessoas com o diário aconteceu na infância ou na adolescência. Se esse foi o seu caso, provavelmente, você começava a escrever com “Querido diário...”

Entretanto, você sabia que a prática de escrever diariamente pode auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e profissional? 

Essa capacidade de se desenvolver de forma consciente, talvez, seja a maior importância de manter esse hábito. 

Para quem nunca o fez, pode parecer um pouco assustador ou mais difícil, porém como tudo na vida, com insistência você chega lá.

Já para quem gostaria de retomar a escrever todos os dias, a força do antigo costume pode facilitar o processo de volta.

Nesse sentido, não existe um jeito certo de fazer isso, nem uma dica infalível que você possa seguir, basta sentar e escrever qualquer coisa que vier à sua mente. 

No primeiro momento, pode até parecer uma coisa desconexa, como se você simplesmente estivesse “jogando” tudo o que pensa ou sente lá e, normalmente, é isso mesmo que acontece, mas não desista.

De alguma forma, com o tempo, todos os seus pensamentos se organizarão para a escrita e você poderá enxergar as vantagens de se manter um diário

Pensando nisso, leia esse artigo para te ajudar a compreender a importância da prática.

Sobre a necessidade de se manter em contato com o meio interno para melhorar externamente

O comum do ser humano estar envolvido em vários ambientes diferentes, como o trabalho, na família, igreja e até áreas de lazer.

Por mais que seja vantajoso para melhorar as habilidades sociais do indivíduo por um lado, por outro acaba oferecendo maior possibilidade de surgir problemas porque o relacionamento entre pessoas pode ser complicado.

Nesse cenário, se você for do tipo de pessoa que tenta consertar tudo que está errado na sua vida em todas as áreas dela, você pode rapidamente se cansar e desistir. 

Isso por diversos motivos, porque é trabalhoso ou porque você não sabe se vai valer a pena no final. A vida é muito agitada e, provavelmente, você não tem tempo para focar em todas mudanças de todas as áreas diferentes da sua vida. 

É exaustivo demais!

Sendo assim, a forma mais efetiva de alcançar a mudança que deseja é identificar um “hábito chave”, como descreve Charles Duhigg. 

De acordo com ele, esse hábito tem a capacidade de juntar todos em um só e, basicamente, ao introduzir pequenas mudanças na sua rotina, é possível involuntariamente alterar outros aspectos da sua vida.

Em outras palavras, os padrões enraizados do seu cérebro melhoraram e você começa a sentir uma pessoa completamente diferente.

Nesse panorama, registrar sobre o seu dia-a-dia em um diário é o hábito chave muito poderoso, uma vez que te “obriga” a esclarecer o que está passando na sua cabeça e o que você está sentindo no momento.

Isso é essencial para te auxiliar a progredir como ser humano e, também, a reconhecer os seus próprios erros para, então, poder mudá-los. 

Quais são os maiores benefícios de escrever todos os dias em um diário? 

  • Aumenta seu potencial criativo
  • Ajuda a focar nos seus objetivos
  • Aumenta a sua capacidade de externar seus pensamentos
  • A autoanálise te torna suscetível a encontrar novas soluções ou novos rumos para a sua vida
  • Possibilita que você enxergue seus problemas com a mais clareza
  • Capacidade de enraizar seus aprendizados diários 
  • Oferece cura para situações passadas

Conclusão

Evidencia-se, assim, que a importância de se escrever todos os dias em um diário é interna, mas transborda para o meio externo também. 

Se o seu desejo é mudar tudo na sua vida de forma efetiva, adquirir essa prática pode te ajudar muito.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.