Por mais que a ideia principal do marketing esteja relacionada a aumentar os lucros da empresa, de nada adianta se não souber manter o cliente.
Nesse panorama, a ideia acerca de “ter um bom” atendimento deixou de ser, há muito tempo, um diferencial e passou a ser uma necessidade básica.
Hoje, é preciso encontrar maneiras eficientes de fazer com que todas as experiências dos clientes com o seu negócio sejam satisfatórias.
Sendo assim, a empresa precisa encontrar formas diárias de encantar o cliente para que ele continue a consumir e, além disso, recomendar.
Cliente feliz gera fidelização, benefícios para a imagem do seu negócio e, o maior de todos, LUCRO.
Você deve estar se questionando: como posso fazer isso?
Por mais que não exista uma solução concreta, uma vez que cada empresa apresenta as suas próprias necessidades e peculiaridades, se você responder as perguntas abaixo pode descobrir por onde começar.
– Minha empresa está atenta a necessidade do cliente?
– Estou entregando na mesma qualidade com que prometi?
– Meus funcionários estão treinados para resolver o problema dos clientes?
– Sei ouvir críticas e me organizar para melhorar?
Responder a essas perguntas pode ajudar a você encontrar orientação sobre por onde começar para que seu marketing encante os clientes.
Leia o texto a seguir para compreender.
O marketing não surte efeito se a empresa não estiver com o básico em ordem
Antes de buscar maneiras de agradar aos seus clientes é preciso que você saiba se está tudo em ordem dentro da sua empresa.
Nesse sentido, questões relacionadas a estrutura, qualidade e atendimento são muito válidas.
Sua empresa possui uma boa comunicação interna? Responsabilidade com o seu cliente?
É verdade que os clientes só se encantam pelo produto final, mas ele não suficiente para garantir o sucesso do seu negócio, não importa quão bom seja.
Se depois de uma análise meticulosa sua empresa estiver bem, ou seja, se o básico estiver sendo atendido, aí sim você pode se concentrar em maneiras de estruturas experiências para que os seus clientes sintam todo o amor que seu produto foi criado.
Pensando nisso, siga as dicas abaixo para que você esteja mais apto a conquistar os clientes para o seu negócio.
- Tratamento VIP
O cliente precisa sentir que ele é especial. Para isso, invista em recepções agradáveis para aproximar o cliente do seu produto.
- Ética empresarial
A ética empresarial está pautada no princípio básico de entregar tudo o que você promete, seja no quesito pessoal ou profissional.
Jamais prometa prazos ou resolução de problemas se você não puder cumprir. Assim, o cliente pode até ficar chateado, mas ainda vai acreditar em você. Ser verdadeiro é fundamental.
- Pontualidade
Seja pontual gera boa impressão e fornece ao cliente que você aprecia e respeito o tempo dele, que é tão valioso quanto o seu.
Se não tiver como evitar o atraso, pelo menos o avise com antecedência e diga a verdade sobre quando vai chegar para o encontro.
- Linguagem
Não precisa ser uma linguagem rebuscada, pois você precisa conversar com todas as pessoas e nem todas conseguiriam entender.
Também não é bom ficar usando de jargões, uma vez que pelo mesmo motivo, ele pode não entender.
- As mídias sociais
As mídias sociais, talvez, sejam a melhor maneira de manter um cliente, porque ele está em contato direto com o seu produto.
Vale lembrar que responder as perguntas rápido de forma educada melhoram a imagem do negócio, assim como fazer elogios e agradecer.
Conclusão
Lembre-se que o marketing ajuda muito a sua empresa, mas só se ela bem estruturada por dentro.
Todo bom produto, depende do bom trabalho de equipe e da disposição em entregar o melhor possível.
Seja íntegro e sincero ao máximo que puder com os clientes, atencioso e entregue o seu melhor produto com amor. Assim, o cliente se sentirá encantado pela sua empresa e voltará.
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