Por que o coaching faz tanta diferença nos resultados academicos e atividades extra curriculares?

por | 27, ago 2020 | Coaching | 0 Comentários

A eficácia comprovada do coaching já não é novidade para ninguém. 

O coaching possui diversas vertentes e pode ser utilizado para várias finalidades, mas independente do objetivo para o qual ele foi escolhido, sua teoria é a mesma.

Bem, na prática, o processo é uma parceria que pode acontecer de modo individual, ou seja, entre duas pessoas (o profissional e o cliente) ou em grupo com o profissional e vários outros clientes.

O resultado final é o autoconhecimento. 

Nesse sentido, o autoconhecimento hoje é um dos propósitos mais buscados, porque é por meio dele que muitas conquistas virão. 

Por exemplo, se você tem a pretensão de passar em concurso público disputadíssimo, não adianta você apenas estudar, precisa se conhecer o suficiente para saber sobre seus pontos fortes e fracos.

Além disso, precisa saber quantas horas por dia você pode se dedicar aos estudos de forma proveitosa e como controlar seu nervosismo para alcançar o sucesso.

Sendo assim, o coaching é capaz de te ajudar a desenvolver confiança em você mesmo e “treinar” os seus olhos para que foque no objetivo certo.

Esse é o diferencial de pessoas que conseguem bons resultados acadêmicos e aquelas que passam anos sem entender o motivo de não conseguirem

Caso você se interesse por esse assunto, continue a leitura do artigo.

Como é o funcionamento desse processo? 

O coaching com pretensões acadêmicas pode ser definido como uma metodologia que objetiva levar ao autoconhecimento, análise do ambiente e a realização de mudanças que sejam necessárias para determinada realização.

Seu principal foco é o desenvolvimento humano nos campos psicológicos, cognitivos e socioculturais.

De modo geral, o docente, que é chamado de “coach”, tem a função de desenvolver diversas competências que permita aos alunos (“coachee”) diversas formas de aprendizagem.

O coaching acadêmico funciona como uma espécie gíria que surgiu nas universidades norte-americanas, é como se significasse um “tutor particular”. 

Desse modo, o papel do coaching era preparar os alunos para exames e com o passar do tempo também começou a ser usado para se referir a instrutores e treinadores de outros esportes.

Porém, como esses alunos são treinados para alcançar o sucesso? 

É natural do ser humano gastar tempo e esforço para descobrir quais são as causas dos seus problemas e isso, em si, não adianta de nada.

Não faz sentido descobrir a origem de determinado problema se não sabe como resolve-lo

Então, a base do processo está em ajudar o aluno a descobrir qual é obstáculo dele, seja na vida pessoal ou profissional, e a forma como superá-lo.

No entanto, para isso aconteça é importante que o coachee reconheça que precisa se comprometer com os planos do coach e que também saiba confiar nele.

Quais são as principais vantagens do coaching acadêmico?

O primeiro passo para conseguir uma realização acadêmica é o planejamento.

Independente de qual seja o seu sonho, você precisa se organizar para que consiga prever eventuais problemas, além de realizar estratégias que visem facilitar o alcance de seus objetivos, tornando as suas escolhas mais claras. 

Sendo assim, existem algumas vantagens do coaching acadêmico para pessoas que não sabem muito bem por onde começar. Observe a seguir

  • Auxilia a definir o melhor programa para alcançar o sucesso de acordo com o perfil profissional e as metas de carreira do coachee
  • Oferece dicas práticas para que o aluno tenha sucesso na vida acadêmica, além de prepara-lo para futuras entrevistas 
  • Estimula o autoconhecimento e, também, possibilita uma ampliação do conhecimento geral
  • Auxilia a manter o foco e disciplina

Conclusão

Portanto, o coaching pode te ajudar a buscar o sucesso acadêmico, pois é por meio do desenvolvimento pessoal que você consegue priorizar o que realmente importa.

Nesse sentido, não há coaching se não houver a disposição e vontade de vivenciar a mudança. 

Seja objetivo e fiel a você mesmo, porque você pode e vai alcançar tudo o que almeja.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.